Uma Reflexão Sobre Acesso do Deficiente Visual à Educação na Região Centro-Oeste de Minas Gerais

  • José Maurício Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Álisson Rabelo Arantes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Eustáquio São José de Faria Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Fábio Martins de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Vander Luiz Aguiar Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar os problemas de inclusão que os deficientes visuais da região Centro Oeste de Minas Gerais possuem para frequentar instituições de ensino. A análise dos seus problemas de acesso foi feita utilizando-se dados obtidos através de entrevistas com deficientes visuais e do estudo de trabalhos relacionados ao tema. Além disso, o trabalho aborda a importância do uso de recursos de Informática e de materiais didáticos adaptados para o seu uso como forma de auxiliar a sua inclusão nas instituições de ensino, de modo a permitir que eles tenham acesso aos meios de informação presentes em tais instituições.

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Publicado
21/07/2010
COSTA, José Maurício; ARANTES, Álisson Rabelo; FARIA, Eustáquio São José de; OLIVEIRA, Fábio Martins de; AGUIAR, Vander Luiz. Uma Reflexão Sobre Acesso do Deficiente Visual à Educação na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1060-1068. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25378.