Gurizada.net: Inclusão Digital em Perspectiva Participativa

  • Jaline Gonçalves Mombach Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Amanda Meincke Melo Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Maria Cristina Graeff Wernz Universidade Federal do Pampa (Unipampa) / Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alegrete
  • Jader de Freitas Saldanha Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Roberta Machado Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência da primeira edição do projeto de extensão Gurizada.net, que teve como objetivo geral promover o uso significativo de tecnologias de informação e comunicação (TIC) por adolescentes, alunos da rede pública municipal, como mecanismo para inclusão digital. Adotou-se, para tanto, uma abordagem participativa e reflexiva, que fomentou a co-autoria, a troca de experiências, a curiosidade e a descoberta sobre as possibilidades do uso do computador e da Internet.

Referências

Grønbœk, K. (1991), Prototyping and active user involvement in system development: towards a cooperative prototyping approach, [link], Fevereiro 2010.

Martins, M. C., Melo, A. M., Baranauskas, M. C. C. (2003) "Participação de crianças na concepção de um Portal Infantil na Internet". In IX WIE, p. 461-472. SBC.

Melo, A. M., Mathias, E. N., Oliveira, G. L. et al. (1997) "Prática Dialógica e Investigação-Ação no Ensino do Word97". In III CPI, UFSM.

Melo, A. M. (2003), Uma abordagem semiótica para o design de portais infantis com a participação da criança, [link], Fevereiro 2010.

Movimento Criança Mais Segura na Internet, [link], Fevereiro 2010.
Publicado
21/07/2010
MOMBACH, Jaline Gonçalves; MELO, Amanda Meincke; WERNZ, Maria Cristina Graeff; SALDANHA, Jader de Freitas; MACHADO, Roberta. Gurizada.net: Inclusão Digital em Perspectiva Participativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1069-1078. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25379.