Implementação de Maquete Tátil Sonora para Pessoas com Deficiência Visual

  • Bruno Leal Bastos Universidade Estadual de Campinas (FT/UNICAMP)
  • João D'Abreu Universidade Estadual de Campinas (NIED/UNICAMP)
  • Marcos Borges Universidade Estadual de Campinas (FT/UNICAMP)
  • Cristiane Ferreira Universidade Estadual de Campinas (NIED/UNICAMP)
  • Daniel Rizzieri Universidade Estadual de Campinas (NIED/UNICAMP)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## https://doi.org/10.5753/wie.2010.25380

Resumen


O uso de maquetes táteis, tanto para simples comunicação quanto para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem, tem se tornado uma ferramenta importante para propiciar acessibilidade e autonomia a pessoas com deficiência visual. Algumas instituições vêm desenvolvendo pesquisas para, através desse dispositivo, possibilitar o aprendizado/conhecimento de determinados espaços físicos. Este artigo discorre sobre o projeto de pesquisa de maquete tátil sonora envolvendo, do ponto de vista tecnológico, algumas versões implementadas e seus usos. Além disso, apresenta, no contexto de informática aplicada à educação, um panorama geral de outros dispositivos robóticos que podem ser utilizados por pessoas com deficiência.

Citas

D'Abreu, J. V. V. (1999). "Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem Baseados no Uso de Dispositivos Robóticos".In: Anais do X Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Curitiba, Paraná.

Garcia, P. M. (2005). "Construção de um Traçador Gráfico para Pessoas com Deficiência Visual". In:VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leira, Portugal.

Martins, R. J. (2008) Implementação e Utilização de Maquete Tátil Sonora por Pessoas Cegas. Revista Avances en Sistemas e Informática, Vol 5 No 2, Junho de 2008, Medellín Colômbia.

Merleau-Ponty, M. (1994) – Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Ed. Martins Fontes.
Publicado
21/07/2010
BASTOS, Bruno Leal; D'ABREU, João; BORGES, Marcos; FERREIRA, Cristiane; RIZZIERI, Daniel. Implementação de Maquete Tátil Sonora para Pessoas com Deficiência Visual. In: ACTAS DEL WORKSHOP DE INFORMÁTICA EN LA ESCUELA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1079-1086. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25380.