Implementação de Maquete Tátil Sonora para Pessoas com Deficiência Visual
Resumo
O uso de maquetes táteis, tanto para simples comunicação quanto para o auxílio no processo de ensino-aprendizagem, tem se tornado uma ferramenta importante para propiciar acessibilidade e autonomia a pessoas com deficiência visual. Algumas instituições vêm desenvolvendo pesquisas para, através desse dispositivo, possibilitar o aprendizado/conhecimento de determinados espaços físicos. Este artigo discorre sobre o projeto de pesquisa de maquete tátil sonora envolvendo, do ponto de vista tecnológico, algumas versões implementadas e seus usos. Além disso, apresenta, no contexto de informática aplicada à educação, um panorama geral de outros dispositivos robóticos que podem ser utilizados por pessoas com deficiência.
Referências
Garcia, P. M. (2005). "Construção de um Traçador Gráfico para Pessoas com Deficiência Visual". In:VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leira, Portugal.
Martins, R. J. (2008) Implementação e Utilização de Maquete Tátil Sonora por Pessoas Cegas. Revista Avances en Sistemas e Informática, Vol 5 No 2, Junho de 2008, Medellín Colômbia.
Merleau-Ponty, M. (1994) – Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Ed. Martins Fontes.