Supermercado Virtual: software educacional de matemática para o Ensino Fundamental
Resumo
O computador pode ser considerado um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente na medida em que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que se adapta a distintos ritmos de aprendizagem. Em especial no ensino de matemática, um software educacional pode contribuir para a criação de um cenário que ofereça possibilidades para o aluno associar os conceitos matemáticos com o cotidiano, sem perder de vista o aspecto lúdico que motiva o seu uso. Sendo assim, este artigo mostra o desenvolvimento de um software educacional para o Ensino Fundamental de matemática, ambientado em um supermercado virtual, em que a matemática e o cotidiano se cruzam e, ao mesmo tempo, o elemento jogo, que instiga e motiva, favorece o aprendizado.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. (1997) Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino de 1a à 4a série. Brasília: MEC/SEF.
GLADCHEFF, A. P.; OLIVEIRA, V. B. and SILVA, D. M. (2001) O software educacional e a psicopedagogia no ensino de matemática direcionado ao ensino fundamental. In Revista Brasileira de Informática na Educação, pages 63-70. Comissão Especial de Informática na Educação da SBC.
INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONICS ENGINEERS. (1998). Recommended practice for software requirements specifications. Revision 830. New York: IEEE: 1998.
TAROUCO, L.; ROLAND, L., FABRE, M.C.; and KONRATH, M.R. (2004) Jogos educacionais. In Renote Revista Novas Tecnologias na Educação, no. 1, vol. 2:1-7. Porto Alegre : UFRGS.