Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental

  • Jaiane Ramos Barbosa Universidade Federal do Ceará
  • Alisandra Cavalcante Fernandes Universidade Federal do Ceará
  • Lavina Lúcia Vieira Lima Universidade Federal do Ceará
  • Raquel Santiago Freire Universidade Federal do Ceará
  • Shirliane Matos de Souza Universidade Federal do Ceará
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará
  • Mauro Cavalcante Pequeno Universidade Federal do Ceará

Resumo


Dentre os materiais digitais atualmente produzidos, destacam-se os Objetos de Aprendizagem (OA), criados com objetivos exclusivamente educacionais. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como as tecnologias na forma de OA chegam à escola e como alunos e professores reagem a esse material. Foram usados dois OA. Percebeu-se que as atividades promoveram interação entre os alunos. Entretanto, as professoras demonstraram não estar familiarizadas com os materiais utilizados, embora tenham percebido o potencial dos mesmos. Isso demonstra que há a necessidade de uma formação envolvendo todos os professores objetivando apresentar essa metodologia e beneficiar um número maior de docentes.

Referências

Almeida, P. H. B (2009) "Modelos mentais: um estudo de caso referente à introdução de computadores no ensino", Em: XV Workshop Sobre Informática na Escola, Bento Gonçalves/RS. [link], Último acesso em: 08/02/2010.

Almeida, M. E. B. e Menezes, L. C. R. (2004) "O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem", São Paulo, PUC-SP. [link], Último acesso em: 03/03/2010.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental (1998) "Parâmetros curriculares nacionais:terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental", Brasília: MEC/SEF.

Direne A. I., Carvalho, E. M., Castilho, M., Ramos, G., Marczal, D. e Pimentel, A.(2009) "Objetos de Aprendizagem Generalizáveis para o Currículo de Matemática do Ensino Médio", Em: WIE - XV Workshop sobre Informática na Escola, Sociedade Brasileira de Computação, Bento Gonçalves/RS.

Fagundes, L. C., Sato, L. S. e Maçada, D. L.(1999) "Aprendizes do Futuro, as Inovações já começaram", Brasília, MEC.

Fernandes, A. C., Barbosa, J. R., Freire, R. S., Lima, L. L. V. e Castro Filho, J. A (2009) "Análise do Uso de Objetos de Aprendizagem com Professores do Ensino Fundamental", Em: XV Workshop Sobre Informática na Escola, Bento Gonçalves/RS.

Kenski, V. M. (2003) "Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância", Campinas, Papirus.

Leite, M. A. e Castro Filho, J. A. (2006) "Aprendizagem de conceitos matemáticos e interação entre pares durante o uso de um objeto de aprendizagem", Em: XII Workshop de Informática na Escola, Proceedings of XXVI Congresso da SBC, Campo Grande.

Masetto, M. T. (2000) "Mediação pedagógica e o uso da tecnologia", Em: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Moran, J. M., Masetto, M. T. e Behrens, M. A., Campinas/SP, Papirus.

Nascimento, A. C. A. (2007) "Objetos de Aprendizagem: a distância entre a promessa e a realidade", Em: Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico, Organizado por Prata, C. L e Nascimento, A. C. A., Brasília: MEC, SEED, p.135-145.

Prata, C. L. e Nascimento, A. C. A. A. (2007) "Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico", Brasília: MEC, SEED.

Valente, J. A. (1999) "Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica", Em: O Computador na Sociedade do Conhecimento, Valente, J. A., Campinas: UNICAMP/NIED, p. 1-4.

Weiss, A. L. e Cruz, M. L. R. (1999) "A informática e os problemas escolares de aprendizagem", 2.ed., Rio de Janeiro.

Wiley, D. A. (2001) "Connecting learning objects to instructional theory: a definition, a metaphor and a taxonomy", Em: The Instructional Use of Learning Objects, Editado por Wiley, D.
Publicado
21/07/2010
BARBOSA, Jaiane Ramos; FERNANDES, Alisandra Cavalcante; LIMA, Lavina Lúcia Vieira; FREIRE, Raquel Santiago; DE SOUZA, Shirliane Matos; CASTRO FILHO, José Aires de; PEQUENO, Mauro Cavalcante. Objetos de Aprendizagem: análise de seu uso em uma sala de aula do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1117-1126. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25384.