Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos

  • Nara Nornberg Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Sandro J. Rigo Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Susane Garrido Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Eliane Schlemer Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maria A. Friedrich Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo


Este artigo descreve o trabalho de concepção e implementação de uma metodologia de transposição de material educacional para ser utilizado em Educação a Distância. O objetivo deste material educacional é atender a alunos do ensino fundamental e médio no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir da Metodologia SESIEduca. O resultado final do trabalho consiste de um dos mais amplos acervos de objetos de aprendizagem disponibilizados nesta área, integrados por meio de objetivos e estratégias pedagógicas delineadas especificamente para este contexto.

Referências

ARROYO, Miguel. Educação de jovens adultos: um campo de direito e de responsabilidade pública. In: SOARES, GIOVANETTI e GOMES (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

______. Educação e mudança. Traduzido por Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

______; SHOR, Ira. Medo e Ousadia – o cotidiano do professor. Traduzido por Adriana Lopes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KEEGAN, D. Foundations of distance education. 2a.ed. Londres: Routledge, 1991.

LUCKESI, C.C. "Democratização da educação: ensino à distância como alternativa". Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ABT, n. 89/90/91, jul.-dez. 1989.

MACHADO, Maria Margarida. O aluno. In: HADDAD, S. Educação de Jovens e Adultos no Brasil (1986-1998). Brasilia: MEC/INEP/COMPED, 2002.

MORAES, Salete Campos de. Educação Especial na EJA: contemplando a diversidade. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Secretaria Municipal de Educação, 2007.

MORAN, José Manuel. Modelos educacionais e comunidades de aprendizagem. Disponível em: [link] Acesso em out. 2009.

______. Novos caminhos do ensino a distância, no Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, a. 1, n.5, p. 1-3, out-dez. 1994. Foi atualizado tanto o texto como a bibliografia em 2002.

NUNES, I. B. Noções de Educação a Distância. Disponível em: [link]. Acesso em out. 2009.

VEEN, Win. Homo Zappiens: educando na era digital. Tradução de Vinicius Figueira. Porto Alegre: ArtMed, 2009.
Publicado
21/07/2010
NORNBERG, Nara; RIGO, Sandro J.; GARRIDO, Susane; SCHLEMER, Eliane; FRIEDRICH, Maria A.. Objetos de Aprendizagem, Educação a Distância e Educação de Jovens e Adultos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1127-1136. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25385.