Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática: possibilidades para a inserção curricular

  • Jorge Luiz Barbosa Dantas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Simão Pedro P. Marinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Resumo


As possibilidades de uso de Objetos de Aprendizagem como recurso auxiliar na educação matemática foram investigadas no presente estudo, realizado junto a professores da Educação Básica de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte. Um Objeto de Aprendizagem é um material didático digital que pode ser utilizado como suporte tecnológico para o ato de aprender. Na pesquisa foram utilizados Objetos de Aprendizagem para a disciplina Matemática, da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Os professores reconhecem a oportunidade de uso de Objetos de Aprendizagem como um recurso útil no processo de aprendizagem de seus alunos, contudo apontam alguns obstáculos.

Referências

ABREU, Rosane A. S. (2006). Cabeças digitais: um motivo para a revisão na prática docente. In: NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. (Org.). Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. São Paulo: Loyola, p. 163-180.

CHRISTENSEN, Clayton M. HORN, Michael B. JOHNSON, Curtis W. (2009). Inovação na sala de aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman.

FREITAS, Maria Teresa A. (2006). A internet na escola: desafio para a formação de professores. In: NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. (Org.). Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. São Paulo: Loyola, p.191-208.

GAZIRE. Priscila Rodrigues. (2009). A inserção curricular do computador na formação inicial do professor de matemática: o que revelam os estudantes de uma licenciatura. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

GOLDEMBERG, Miriam. (2005). A Arte de Pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências sociais. Rio de Janeiro: Record.

ILOMAKI, Liisa; LAKKALA, Minna. (Ed). (2004). Learning objects in classroom settings: A report of 13 case studies conducted in Finland, France, Hungary, Ireland and United Kingdom Kelsinki: Celebrate. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jul. 2009.

KENSKI, Vani M. (2006). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus.

MARINHO, Simão Pedro P. (2006). Novas tecnologias e velhos currículos; já é hora de sincronizar. Revista E-curriculum, ISSN 1809-3876, São Paulo, V. 2, n.3, dezembro de 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2009.

MARINHO, Simão Pedro P. (2009). TÁRCIA, L.; ENOQUE, C. F. O. VILELA, R.A.T. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP,Volume 4, número 2, junho 2009. Disponível em [link] Acesso em: 26 jul.2009.

PETARNELLA, Leandro. (2008). Escola analógica, cabeças digitais. Campinas: Alínea.

PRENSKY, Marc. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jul. 2009.

SANTAELLA, Lucia. (2004). Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor interativo. São Paulo: Paulus.

VALENTE, José Armando. (1995). Diferentes usos do computador na educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 fev. 2008.

VALENTE, José Armando. ALMEIDA, Fernando José de. (1997a). Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2009.

VALENTE, Jose Armando. (1997b). O uso inteligente do computador na educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2009.
Publicado
21/07/2010
DANTAS, Jorge Luiz Barbosa; MARINHO, Simão Pedro P.. Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática: possibilidades para a inserção curricular. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1137-1146. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25386.