Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática: possibilidades para a inserção curricular

  • Jorge Luiz Barbosa Dantas Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
  • Simão Pedro P. Marinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Abstract


The possibilities of using Learning Objects as an auxiliary resource in Math Education were investigated in the present study, done with Basic Education teachers from public and private schools. A Learning Object is a digital didactic material that can be used during learning, as a technological support. In the research were used Learning Objects for the Math class of the 5th to 8th grade of Elementary and Junior High School and of the 1st to 3rd year of High School. The teachers recognize the opportunity to use Learning Objects as a useful resource in the learning process of their students, however, they point out some obstacles.

References

ABREU, Rosane A. S. (2006). Cabeças digitais: um motivo para a revisão na prática docente. In: NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. (Org.). Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. São Paulo: Loyola, p. 163-180.

CHRISTENSEN, Clayton M. HORN, Michael B. JOHNSON, Curtis W. (2009). Inovação na sala de aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman.

FREITAS, Maria Teresa A. (2006). A internet na escola: desafio para a formação de professores. In: NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. (Org.). Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. São Paulo: Loyola, p.191-208.

GAZIRE. Priscila Rodrigues. (2009). A inserção curricular do computador na formação inicial do professor de matemática: o que revelam os estudantes de uma licenciatura. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

GOLDEMBERG, Miriam. (2005). A Arte de Pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências sociais. Rio de Janeiro: Record.

ILOMAKI, Liisa; LAKKALA, Minna. (Ed). (2004). Learning objects in classroom settings: A report of 13 case studies conducted in Finland, France, Hungary, Ireland and United Kingdom Kelsinki: Celebrate. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jul. 2009.

KENSKI, Vani M. (2006). Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus.

MARINHO, Simão Pedro P. (2006). Novas tecnologias e velhos currículos; já é hora de sincronizar. Revista E-curriculum, ISSN 1809-3876, São Paulo, V. 2, n.3, dezembro de 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 jun. 2009.

MARINHO, Simão Pedro P. (2009). TÁRCIA, L.; ENOQUE, C. F. O. VILELA, R.A.T. Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergências de mídia. Revista e-Curriculum, PUCSP-SP,Volume 4, número 2, junho 2009. Disponível em [link] Acesso em: 26 jul.2009.

PETARNELLA, Leandro. (2008). Escola analógica, cabeças digitais. Campinas: Alínea.

PRENSKY, Marc. (2001). Digital Natives, Digital Immigrants. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jul. 2009.

SANTAELLA, Lucia. (2004). Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor interativo. São Paulo: Paulus.

VALENTE, José Armando. (1995). Diferentes usos do computador na educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 fev. 2008.

VALENTE, José Armando. ALMEIDA, Fernando José de. (1997a). Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2009.

VALENTE, Jose Armando. (1997b). O uso inteligente do computador na educação. Disponível em: [link]. Acesso em: 07 jun. 2009.
Published
2010-07-21
DANTAS, Jorge Luiz Barbosa; MARINHO, Simão Pedro P.. Objetos de Aprendizagem na Educação Matemática: possibilidades para a inserção curricular. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1137-1146. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25386.