Um arcabouço para apoiar a generalização de conceitos através da pedagogia de representações externas

  • Diego Marczal Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Alexandre Direne Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Gabriel Ramos Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Andrey Pimemtel Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Marcos Castilho Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Fabiano Silva Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Luis Bona Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Marcos Sunye Universidade Federal do Paraná (UPFR)
  • Laura García Universidade Federal do Paraná (UPFR)

Resumo


Inicialmente, são apresentados os aspectos que justificam a necessidade de se projetar a implementar um controlador genérico de interatividade que pode ser aplicado e reutilizado por diversos objetos de aprendizagem. Os principais objetivos do controlador são detalhados em termos de acesso ao conteúdo e como ele enfatiza aspectos meta-cognitivos envolvidos nas tarefas típicas de aprendizagem. A abstração por meio da generalização, tal qual foi proposta por Ainsworth (2006), fudamenta a pedagogia associada ao processo de aprendizagem. Ao final, a arquitetura e a implementação do arcabouço denominado controlador de acesso reflexivo e retroativo indexado por erros (CARRIE) têm seus módulos principais descritos e exemplificados.

Referências

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Publicado
21/07/2010
MARCZAL, Diego et al. Um arcabouço para apoiar a generalização de conceitos através da pedagogia de representações externas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1157-1166. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25388.