Dinâmicas Educacionais com o Uso de Blogs: Requisitos a partir de Experiências
Resumo
Neste artigo, são apresentadas e comparadas dinâmicas educacionais com o uso do blog como suporte a métodos educacionais de Aprendizagem Colaborativa: Baseada em Problemas, Baseada em Projetos e Baseada em Discussão. A partir das experiências, identificou-se que o uso educacional do blog é diferente de um blog típico, o que indica a necessidade de customizar o sistema de blog para as dinâmicas educacionais. Três estratégias de levantamento de requisitos foram consideradas para a customização de blogs educacionais: Análise do Processo, Análise dos Logs e Análise do Discurso. As estratégias foram usadas para elicitar requisitos gerais de blogs educacionais e indicar a necessidade de se extrair requisitos específicos em função do processo e do contexto específico de cada projeto de dinâmica educacional.
Referências
Chang, J.C., Chang, S.C., Chu, H.C. (2008). "Assessing Peer Support and Usability of Blogging Technology". Proceedings of the 2008 Third International Conference on Convergence and Hybrid Information Technology - Volume 01 pp 184-189.
Dillenbourg, P., Baker, M., Blaye, A. & O'Malley. (1996). "Evolution of research on collaborative learning". In E. Spada & P. Reiman, (Eds.) Learning in Humans and Machine: Towards an interdisciplinary learning science. Oxford: Elsevier., 189-211.
Dillenbourg, P. (Ed.). (1999). "Collaborative learning: Cognitive and computational approaches". Amsterdam, NL: Pergamon, Elsevier Science.
Divitini, M., Haugalokken, O., Morken, E.. M. (2005). "Blog to support learning in the Field: lessons learned from a fiasco". In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).
Downes, S. (2004). "Educational Blogging". Educase Review, pp.14-26.
Franco, M. F, (2005). "Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa". Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Juiz de Fora, MG: 2005.
Gomes, M. J. (2005). "Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica". Anais do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE). Portugal: Nov 2005.
Grübel, J. M, Bez, M., R. (2006). "Weblogs da Educação". Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Workshop sobre Licenciatura em Computação. Brasilia, DF: 2006.
Lanza, H. H. (2007). "O uso do Blog no Ensino-Aprendizagem de Espanhol: Elaboração e Avaliação de uma tarefa". Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Nicolaci-da-Costa, A. M. (2007). "O Campo da Pesquisa Qualitativa e o Método da Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS)". In: Psicologia: Reflexão e Crítica. vol.20 no.1. ISSN: 0102-7972. RS, Porto Alegre: 2007.
Nuseibeh, B., Easterbrook, S. (2000) "Requirements engineering: a roadmap". International Conference on Software Engineering Proceedings of the Conference on The Future of Software Engineering, Limerick, Ireland, pp 35 – 46.
Safran, C. (2008). "Blogging in Higher Education Programming Lectures: An Empirical Study". Proceedings of the 12th international conference on Entertainment and media in the ubiquitous era. Tampere, Finland, pp131-135.
Shaohui, W., Lihua, M. (2008). "The Application of Blog im Modern Education". In: International Conference on Computer Science and Software Engineering.
Stahl, G., Koschmann, T., Suthers, D. (2006) "Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: Uma perspectiva histórica". In R. K. Sawyer (Ed.). (2006). Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Ugulino, W., Nunes, R. R., Oliveira, C. L., Pimentel, M.,Santoro, F.M. (2008) "Dos processos de colaboração para as ferramentas: a abordagem de desenvolvimento do projeto CommunicaTEC". Proceedings of XIV Brazilian Symposium on Multimedia and the Web: II Workshop of Business Process Management. Vila Velha, ES: 2008.
WordPress (2009) WordPress Plugins. Online: http://wordpress.org/extend/plugins/ Data da última visita: 29 de agosto de 2009.
Yin, Robert K. (2005). "Estudo de caso: planejamento e métodos". trad. Daniel Grassi. 3.ed. ISBN: 85-363-0462-6. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212p.