Dinâmicas Educacionais com o Uso de Blogs: Requisitos a partir de Experiências

  • Aline de Miranda Marques Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Sean Siqueira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo


Neste artigo, são apresentadas e comparadas dinâmicas educacionais com o uso do blog como suporte a métodos educacionais de Aprendizagem Colaborativa: Baseada em Problemas, Baseada em Projetos e Baseada em Discussão. A partir das experiências, identificou-se que o uso educacional do blog é diferente de um blog típico, o que indica a necessidade de customizar o sistema de blog para as dinâmicas educacionais. Três estratégias de levantamento de requisitos foram consideradas para a customização de blogs educacionais: Análise do Processo, Análise dos Logs e Análise do Discurso. As estratégias foram usadas para elicitar requisitos gerais de blogs educacionais e indicar a necessidade de se extrair requisitos específicos em função do processo e do contexto específico de cada projeto de dinâmica educacional.

Referências

Blood, R. (2000). "Weblogs: A History and Perspective". Rebecca's Pocket. Disponível em: http://www.rebeccablood.net/essays/weblog_history.html [02 fev 2010].

Chang, J.C., Chang, S.C., Chu, H.C. (2008). "Assessing Peer Support and Usability of Blogging Technology". Proceedings of the 2008 Third International Conference on Convergence and Hybrid Information Technology - Volume 01 pp 184-189.

Dillenbourg, P., Baker, M., Blaye, A. & O'Malley. (1996). "Evolution of research on collaborative learning". In E. Spada & P. Reiman, (Eds.) Learning in Humans and Machine: Towards an interdisciplinary learning science. Oxford: Elsevier., 189-211.

Dillenbourg, P. (Ed.). (1999). "Collaborative learning: Cognitive and computational approaches". Amsterdam, NL: Pergamon, Elsevier Science.

Divitini, M., Haugalokken, O., Morken, E.. M. (2005). "Blog to support learning in the Field: lessons learned from a fiasco". In: IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT).

Downes, S. (2004). "Educational Blogging". Educase Review, pp.14-26.

Franco, M. F, (2005). "Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa". Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Juiz de Fora, MG: 2005.

Gomes, M. J. (2005). "Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica". Anais do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE). Portugal: Nov 2005.

Grübel, J. M, Bez, M., R. (2006). "Weblogs da Educação". Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Workshop sobre Licenciatura em Computação. Brasilia, DF: 2006.

Lanza, H. H. (2007). "O uso do Blog no Ensino-Aprendizagem de Espanhol: Elaboração e Avaliação de uma tarefa". Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Nicolaci-da-Costa, A. M. (2007). "O Campo da Pesquisa Qualitativa e o Método da Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS)". In: Psicologia: Reflexão e Crítica. vol.20 no.1. ISSN: 0102-7972. RS, Porto Alegre: 2007.

Nuseibeh, B., Easterbrook, S. (2000) "Requirements engineering: a roadmap". International Conference on Software Engineering Proceedings of the Conference on The Future of Software Engineering, Limerick, Ireland, pp 35 – 46.

Safran, C. (2008). "Blogging in Higher Education Programming Lectures: An Empirical Study". Proceedings of the 12th international conference on Entertainment and media in the ubiquitous era. Tampere, Finland, pp131-135.

Shaohui, W., Lihua, M. (2008). "The Application of Blog im Modern Education". In: International Conference on Computer Science and Software Engineering.

Stahl, G., Koschmann, T., Suthers, D. (2006) "Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: Uma perspectiva histórica". In R. K. Sawyer (Ed.). (2006). Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

Ugulino, W., Nunes, R. R., Oliveira, C. L., Pimentel, M.,Santoro, F.M. (2008) "Dos processos de colaboração para as ferramentas: a abordagem de desenvolvimento do projeto CommunicaTEC". Proceedings of XIV Brazilian Symposium on Multimedia and the Web: II Workshop of Business Process Management. Vila Velha, ES: 2008.

WordPress (2009) WordPress Plugins. Online: http://wordpress.org/extend/plugins/ Data da última visita: 29 de agosto de 2009.

Yin, Robert K. (2005). "Estudo de caso: planejamento e métodos". trad. Daniel Grassi. 3.ed. ISBN: 85-363-0462-6. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212p.
Publicado
21/07/2010
Como Citar

Selecione um Formato
MARQUES, Aline de Miranda; PIMENTEL, Mariano; SIQUEIRA, Sean. Dinâmicas Educacionais com o Uso de Blogs: Requisitos a partir de Experiências. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1177-1186. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25390.