Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação

  • Wender Antônio da Silva Univerdade Aberta do Brasil – Universidade Federal de Roraima
  • Marcos Wagner S. Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Edgard Lamounier Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Alexandre Cardoso Universidade Federal de Uberlândia

Resumo


Este trabalho apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de Realidade Aumentada como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Assim, para a construção do protótipo de software, a interface de Realidade Aumentada está baseada em um estudo de caso que representa uma área específica do conhecimento, neste caso, a fisiologia vegetal. Desta forma, é criada uma interface de Realidade Aumentada que possibilita a interação do usuário com o ambiente virtual por meio de menus de interação e também por meio de marcadores. Esta interface é integrada a uma camada de distribuição. Assim, a camada de distribuição é implementada seguindo a metodologia cliente/servidor baseada em objetos.

Referências

Azuma, R, et al. "Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications, november/december 2001, Vol. 21, P. 34-37.

Baranauskas, M. C. C.; Rocha, H. V. (2003) "Design e Avaliação de Interfaces Humano–Computador". Campinas – SP: Nied/Unicamp, 2003.

Billinghurst, M. "Augmented Reality in Education". New Horizons for Learning. Fevereiro de 2005. Disponível em: <http://www.newhorizons.org>. Acesso em: 10 fevereiro de 2008.

Campos, Fernanda. Dez etapas para o desenvolvimento de Software Educacional do tipo Hipermídia. Núcleo de Informática na Educação Especial, UFRGS, 1998. Disponível em: <http://www.niee.ufrgs.br/ribie98>. Acesso em 16 jan. 2008.

Cardoso, Alexandre, et al. "Conceitos de Realidade Virtual e Aumentada". In: Tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de Realidade Virtual e Aumentada. Recife: ed. Universitária da UFPE, 2007.

Garbin, T.R., Dainese, C.A., Kirner, C., Santos, A.M., Jesus, M.A. "Avaliação de interface de um sistema de Realidade Aumentada para a criança surda com base no construcionismo Anais do 1º Workshop de Realidade Aumentada, Piracicaba, SP, maio de 2004, P. 33-36.

Kalawsky, R.S. "Exploring Virtual Reality Techniques in Education and Training: technological issues". Advanced VR Research Centre, Lough-Borough, University of Tecnology, 1993.

Lévy, Pierre. "O que é virtual?", tradução de Paulo Neves, São Paulo: Ed. 34, 1999.

Prugmper. Test It: ISONORM 9241/10. In: H.-J. Bullinger & J. Ziegler Eds. Proceedings of HCI International, Munich, 22-27 August 1999. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum. 1999.

Taiz, Lincoln. "Fisiologia Vegetal". São Paulo: Artmed, 2006.

Tori, Romero; Kirner, Cláudio; Siscoutto, Robson. "Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada". Porto Alegre: SBC, 2006.
Publicado
21/07/2010
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Wender Antônio; RIBEIRO, Marcos Wagner S.; LAMOUNIER JÚNIOR, Edgard; CARDOSO, Alexandre. Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1187-1196. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25391.