Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação

  • Wender Antônio da Silva Univerdade Aberta do Brasil – Universidade Federal de Roraima
  • Marcos Wagner S. Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Edgard Lamounier Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Alexandre Cardoso Universidade Federal de Uberlândia

Resumo


Este trabalho apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de Realidade Aumentada como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Assim, para a construção do protótipo de software, a interface de Realidade Aumentada está baseada em um estudo de caso que representa uma área específica do conhecimento, neste caso, a fisiologia vegetal. Desta forma, é criada uma interface de Realidade Aumentada que possibilita a interação do usuário com o ambiente virtual por meio de menus de interação e também por meio de marcadores. Esta interface é integrada a uma camada de distribuição. Assim, a camada de distribuição é implementada seguindo a metodologia cliente/servidor baseada em objetos.

Referências

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Publicado
21/07/2010
DA SILVA, Wender Antônio; RIBEIRO, Marcos Wagner S.; LAMOUNIER JÚNIOR, Edgard; CARDOSO, Alexandre. Ambientes Interativos e Colaborativos baseados em Realidade Aumentada aplicados à Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1187-1196. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25391.