Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola
Resumo
Este artigo descreve os procedimentos e resultados do projeto "Me perdi e me achei no Brasil", desenvolvido com alunos de uma turma de 4º ano de uma escola de Fortaleza-Brasil e uma escola de Villejuift-França. O projeto teve como objetivo a criação de uma história de forma colaborativa, utilizando idéias de alunos de ambos os países como forma de trabalhar as trocas culturais. Os resultados demonstram que as atividades desenvolvidas proporcionaram, além das esperadas trocas culturais, a valorização da cultura cearense pelos alunos brasileiros e o aumento da sua auto-estima, através dos diálogos entre as turmas e a criação da história por eles próprios.
Referências
Cord, Brigitte (2002). Internet et pédagogie – état des lieux. Disponível em: [link]. Acesso em: 04.07.2000. In: Laboratório Online de aprendizagem: uma propostacrítica de aprendizagem colaborativa para a educação, Torres, Patricia Lupion. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Disponível em: [link]. Acessado em: 26/02/2010.
Delors, Jacques (1999). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO/MEC, Disponível em: [link]. Acessado em 22/01/10.
Fernandes, Alisandra C.; Siqueira, Raquel A. F.; Castro-Filho, José Aires de (2008). Análise de parâmetros etnomatemáticos e multiculturais na caracterização de objetos de aprendizagem digitais para o ensino de matemática. Anais do IX CONGRESO IBEROAMERICANO DE INFORMATICA EDUCATIVA. Caracas, Venezuela, Editora da Universidade Metropolitana, v. 1. p. 1-6.
Kenski, Vani Moreira (2007). Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, Coleção Papirus Educação, 3ª edição.
Laraia, Roque de Barros (1997). Cultura – um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Editado por Jorge Zahar, 11ª edição.
Moran, José Manuel; Masetto, Marcos T.; Behrens, Marilda Aparecida (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, Coleção Papirus Educação.
Oliveira, Celina Couto; Costa, José Wilson; Oliveira, Mércia (2001). Ambientes Informatizados de Aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas, SP: Papirus,
Pádua, Elisabete Matallo Marchesini de (2004). Metodologia da Pesquisa: Abordagem Teórico-Prática, Campinas, SP: Papirus, 10ª edição.
Silva, Tomaz Tadeu da (2007). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte, MG: Autêntico, 2ª edição.
Torres, P.L (2003). O Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Florianópolis, SC: Unisul.