Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola

  • Lavina Lúcia Vieira Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Shirliane Matos de Souza Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jaiane Ramos Barbosa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Leonira Morais da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Alisandra Cavalcante Fernandes Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • Raquel Santiago Freire Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Mauro Cavalcante Pequeno Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


Este artigo descreve os procedimentos e resultados do projeto "Me perdi e me achei no Brasil", desenvolvido com alunos de uma turma de 4º ano de uma escola de Fortaleza-Brasil e uma escola de Villejuift-França. O projeto teve como objetivo a criação de uma história de forma colaborativa, utilizando idéias de alunos de ambos os países como forma de trabalhar as trocas culturais. Os resultados demonstram que as atividades desenvolvidas proporcionaram, além das esperadas trocas culturais, a valorização da cultura cearense pelos alunos brasileiros e o aumento da sua auto-estima, através dos diálogos entre as turmas e a criação da história por eles próprios.

Referências

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Publicado
21/07/2010
LIMA, Lavina Lúcia Vieira; SOUZA, Shirliane Matos de; BARBOSA, Jaiane Ramos; SILVA, Leonira Morais da; FERNANDES, Alisandra Cavalcante; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO FILHO, José Aires de; PEQUENO, Mauro Cavalcante. Me perdi e me achei no Brasil: Multiculturalismo e produção colaborativa de conteúdos digitais na escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1197-1205. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25392.