GeoplanoPEC – Uma Extensão para um Jogo Educacional Colaborativo para o Ensino de Geometria Plana
Resumo
Os jogos educacionais têm mostrado ser uma ferramenta eficaz no auxílio do processo de ensino-aprendizagem, juntamente com isso os sistemas colaborativos provêm uma forma das pessoas se comunicarem e interagirem entre si de forma rápida e eficiente. O artigo descreve o processo de desenvolvimento da extensão colaborativa do jogo GeoplanoPEC, jogo educacional de Geometria desenvolvido na UFPB, onde os jogadores podem jogar entre si através da rede.
Referências
Brito, A.(2004) Blender3D : Guia do Usuário. Ed. Novatec. 1ª Edição.
Camarotti, S.; Castanho, C.; Venturelli, S.; Jacobi, R. (2007) "Proposta de um modelo de Jogo Online Massivamente Multiusuário aplicado à educação".Em? Anais do 6o Encontro Internacional de Arte e Tecnlogia, Brasília. pp. 254-259.
Coll, C.; Edwards, D. (1998) Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula. Editora Artmed.
Corti, K. (2006) Games-based Learning; a serious business application. PIXELearning Limited.
DeSanctis, G. e Gallupe, B. (1987) "A foundation for the study of group decision support systems", Management Science, v. 33, n. 5, pp. 589-609
Gattegno, C. 1974. The Common Sense of Teaching Matematicismo, New York: Educational Solutions.
Hong, J.-C. & Liu, M.-C. (2003) A study on thinking strategy between experts and novices of computer games. Computers in Human Behavior, 19(2), 245–258.
Johnson, D.W.; Johnson, R.T. (1991) Learning Together and Alone. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice Hall.
Kumar, S. et al. (2008) Second Life and the New generation of Virtual Worlds. IEEE Computer, 41(9):46-53.
Klopfer, E., Perry, J., Squire, K., Jan, M. (2005). Steinkuehler, C.,Mystery at the Museum - A Collaborative Game for Museum Education, CSCL (Computer Supported Cooperative Learning) pp. 316-320,Taipei, Japan.
Machado, L.S.; Moraes, R.M.; Nunes, F. (2009) Serious Games para Saúde e Treinamento Imersivo. Book Chapter. In: Fátima L. S. Nunes; Liliane S. Machado; Márcio S. Pinho; Cláudio Kirner. (Org.). Abordagens Práticas de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, p. 31-60.
Mendes, C. L. (2006). Jogos Eletrônicos: Diversão, poder e subjetivação/ Cláudio Lúcio Mendes – Campinas, SP. Ed. Papirus. - (Coleção Fazer/Lazer).
Mercado, L.P.L. (2004).A Utilização do chat como ferramenta didática.Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 13, n. 22, p. 385-400, jul./dez.
Mitchell, A. & Savill-Smith, C. (2004) The use of computer and video games for learning: A review of the literature. Learning and Skills Development Agency.
Moraes, D.B.S.; Moraes, M.B.S.; Machado, L.S.; Rego, R.G.; Moraes, R.M.; Anjos, U.U. (2008) "GeoplanoPEC: Um Jogo Inteligente Para o Ensino de Geometria Plana".Em: Proc. SBGames - Games & Culture Track. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Computação, CDROM, p. 1-8.
Morais, A.M.; Medeiros, D.P.S.; Machado, L.S.; Moraes, R.M.; Rego, R.G. (2008) RPG para Ensino de Geometria Espacial e o Jogo GeoEspaçoPEC. In: Proc. Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional. Natal, Brazil
Randel, J.M., Morris,B. A. Morris, Wetzel, C.D.W.,, Whitehill B.V.,. (1992). The effectiveness of recent research. Simulation and Gaming, v.23 n.3, p.261-176, Sept.1992.
Sales, B.R.A.; Machado, L.S. (2008) Um Ambiente Virtual Colaborativo e Telecomandável Baseado em X3D. Em: Proc. X Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR2008). João Pessoa/Brazil. pp. 327-330.
Saraiva Jr., E.G.; Machado, L.S.; Rosa, P.R.O.; Moraes, R.M. (2009) SilvesterMob - A Game for Learning Geography with Mobile Phones. In: Proc. International Conference on Engineering and Computer Education (ICECE2009). Buenos Aires, Argentina.
Serrazina, L. E Matos, J.M. (1988). O Geoplano na Sala de Aula. Lisboa: APM.
Squire, K. & Jenkins, H. (2003) Harnessing the power of games in education. Insight, 3(1), 5-33
Tanenbaum, A. S (1994) Redes de Computadores, Editora Campus. Rio de Janeiro.
Tarouco,L.M.R.; Fabre, M. C. J. M.Roland,L.C.;Konrath.(2004) M.L. - Jogos Educacionais.Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre,v.2, n. 1,p.1-7.
Totty, M., (2005) Better training through gaming. Wall Street Journal - Eastern Edition, 245(80), R6-0.
VanSickle, R., (1986) A quantitative review of research on instructional simulation gaming: a twenty year perspective. Theory and Research in Social Education.
Zorzal, E. et al. (2008) "Ambientes Educacionais Colaborativos com Realidade Aumentada". Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), 6(1).