O Uso de um Jogo Narrativo Computacional em um Ambiente Escolar

  • Marcos Alexandre Rose Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Vanessa Maia Aguiar de Magalhães Universidade Federal de São Carlos
  • Junia Coutinho Anacleto Universidade Federal de São Carlos

Resumo


Este artigo descreve o uso de um jogo computacional em um ambiente escolar com o objetivo de permitir ao educador ter uma ferramenta com a possibilidade de motivar e engajar os alunos nas atividades educacionais. O jogo é do tipo narrativo com características de RPG (Role-Playing Game) em que o educador através de histórias pode estimular os alunos a trabalharem algumas habilidades importantes tanto na vida educacional como profissional, tais como: expressar-se adequadamente e trabalhar colaborativamente. Com o intuito de observar o uso desse jogo em um ambiente educacional e coletar a opinião do público alvo, foi realizado um estudo de caso em uma escola no interior do estado de São Paulo.

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Publicado
21/07/2010
SILVA, Marcos Alexandre Rose; MAGALHÃES, Vanessa Maia Aguiar de; ANACLETO, Junia Coutinho. O Uso de um Jogo Narrativo Computacional em um Ambiente Escolar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1225-1234. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25395.