O uso da Geometria Interativa como Facilitador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental

  • Maria José G. S. Tanbellini Universidade de São Paulo
  • Leônidas O. Brandão Universidade de São Paulo

Resumo


Este artigo relata um experimento de ensino e aprendizagem de geometria, com suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação, com alunos da sexta série do Ensino Fundamental. Relatam-se detalhes do curso, cuja motivação foi resolver, de modo intuitivo, um problema de otimização de área. Este envolvia conceitos de limites e convergência. Os dois principais resultados foram: a motivação dos alunos com o recurso de feedback imediato, fornecido ao final dos exercícios, e num segundo momento, o sucesso obtido por eles, mesmo envolvendo conceitos além dos usualmente examinados nesta série. Concluímos que os resultados do experimento estão relacionados ao uso de sistema de Geometria Interativa.

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Publicado
21/07/2010
TANBELLINI, Maria José G. S.; BRANDÃO, Leônidas O.. O uso da Geometria Interativa como Facilitador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1245-1254. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25397.