Estruturação de Sequências e Visualização do Co-texto em Bate-papo para Educação

  • Elberth Moraes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo


Sistemas de bate-papo inauguraram uma nova forma de comunicação humana baseada na intensa troca de textos entre várias pessoas ao mesmo tempo. Com o uso do bate-papo típico vieram problemas de entendimento da conversação, dentre eles, a perda de co-texto. Como uma tentativa para diminuir os problemas, pesquisadores investigaram os sistemas de bate-papo com a estruturação do discurso através do encadeamento de todas as mensagens. Este tipo de solução, entretanto, não resolve adequadamente o problema e ainda descaracteriza a informalidade típica da conversação que ocorre nesse meio. Na pesquisa apresentada nesse artigo, investiga-se o potencial do uso da estruturação de sequências e visualização do co-texto para diminuir o problema da perda de co-texto e manter a informalidade da conversação em sistemas de bate-papo.

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Publicado
21/07/2010
MORAES, Elberth; PIMENTEL, Mariano. Estruturação de Sequências e Visualização do Co-texto em Bate-papo para Educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1294-1303. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25402.