O Site da Escola como Operador do Letramento Digital
Resumo
Com base em estudos quantitativos sobre o perfil dos jovens que entram no ensino médio e no ensino superior, este trabalho discute a importância do site da escola para o letramento digital de um importante contingente de estudantes, especialmente os que declaram não ter contato com tarefas acadêmicas em ambiente digital. Testes de navegação feitos com estudantes de instituição de ensino superior são relatados. Esses testes foram inspirados em estudos de usabilidade. Os resultados apontam para a aprendizagem de tarefas específicas importantes para o letramento acadêmico e digital dos estudantes.
Referências
COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, Ana Elisa. (2005). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica.
FARINELLI, Fernanda. Internalizando e externalizando conhecimento em comunidades de prática virtuais: um estudo com profissionais de Tecnologia da Informação. Dissertação (Mestrado em Administração). Fundação Pedro Leopoldo, 2008.
FERREIRO, Emilia. Passado e presente dos verbos ler e escrever. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Questões de nossa época, v. 95)
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2007). Acesso à Internet e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Pesquisa nacional por amostra de domicílios 2005. Rio de Janeiro: IBGE.
ISO 13407. (1999). Human-centred design processes for interactive systems. Gènève: International Organisation for Standardisation.
LEAVITT, Michael O; SHNEIDERMAN, Ben. (2006). Research-based Web design & Usability Guidelines. Washington: US Government Printing Office.
NORMAN, Donald A. (2006). O design do dia-a-dia. Trad. Ana Deiró. Rio de Janeiro: Rocco.
RIBEIRO, Ana Elisa. (2009) Aprendendo a navegar: relato de caso sobre leitura de jornal nas versões impressa e digital. Letras & Letras, Uberlândia 25 (2) 209-217, jul./dez.
RIBEIRO, Ana Elisa; COURA-SOBRINHO, Jerônimo. O aluno novato do ensino médio/técnico do CEFET-MG e os usos do computador: um novo perfil do jovem estudante. IP. Informática Pública, v. 11, p. 31-53, 2009.
RIBEIRO, Ana Elisa. "Antes de entrar na faculdade, não tinha esse hábito": leituras de estudantes universitários. In: 16º CONGRESSO DE LEITURA, 2007, Campinas. Campinas: ALB, 2007.
RIBEIRO, Ana Elisa. Notas sobre as razões pelas quais a escola parece coadjuvante entre as agências de letramento digital. Revista Fonte, Prodemge, p. 96-100, dez. 2008.
TAPSCOTT, Don. (1999). Geração Digital: a crescente e irreversível ascensão da geração Net. São Paulo: Makron Books.
USABILITY.GOV. Disponível em <http://www.usability.gov/index.html>. Acesso em 28/4/2010.
VEEN, W; VRAKKING, B. (2009). Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed.