O Site da Escola como Operador do Letramento Digital

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Gabriel Machado de C. Fonseca Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Élerson R. S. Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo


Com base em estudos quantitativos sobre o perfil dos jovens que entram no ensino médio e no ensino superior, este trabalho discute a importância do site da escola para o letramento digital de um importante contingente de estudantes, especialmente os que declaram não ter contato com tarefas acadêmicas em ambiente digital. Testes de navegação feitos com estudantes de instituição de ensino superior são relatados. Esses testes foram inspirados em estudos de usabilidade. Os resultados apontam para a aprendizagem de tarefas específicas importantes para o letramento acadêmico e digital dos estudantes.

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Publicado
21/07/2010
RIBEIRO, Ana Elisa; FONSECA, Gabriel Machado de C.; SANTOS, Élerson R. S.. O Site da Escola como Operador do Letramento Digital. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1314-1323. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25404.