O Uso do Computador e da Internet por Estudantes de 11 a 14 anos de uma escola municipal

  • Maria Jacy Maia Velloso Universidade Estadual de Montes Claros
  • Simão Pedro Pinto Marinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo


O estudo revela o uso do computador e da internet incluindo interfaces da Web 2.0 por estudantes do 7º ano de escolaridade de uma escola pública municipal de Belo Horizonte, MG. Os dados coletados foram comparados com pesquisas nacionais sobre o uso do computador e da internet. Constata-se um uso numericamente significativo do computador e da internet pelos estudantes, ainda que qualitativamente pobre, pois restrito essencialmente à comunicação através de redes sociais e do MSN. Esse uso ainda "limitado" dos recursos sugere uma necessidade de que a escola incorpore as tecnologias digitais de comunicação e informação presentes no cotidiano da quase totalidade dos seus alunos, vindo a usá-las em uma perspectiva de aprendizagem, para a construção do conhecimento.

Referências

ARAÚJO, J. C. "Os gêneros digitais e os desafios de alfabetizar letrando". Trabalhos em Lingüística Aplicada, Campinas, n. 46 (1), p. 79-92, jan./jun. 2007.

HOBAIKA, Marcelo B. de Souza. "Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil: TIC Domicílios e TIC Empresas 2007."São Paulo: Comitê Gestor de Interne no Brasil, 2008. Disponível em [link]. Acesso: 19/02/2010.

KENSKI, V. M. "Comunidades de aprendizagem: em direção a uma novasociabilidade na educação."In: Revista de Educação e Informática Acesso. SEED/SP, n.15, Dez, 2001

LÉVY, P. "Cibercultura." São Paulo: Editora 34.1999.

MADDEM, Mary. São Paulo, 30 nov, 2009. Entrevista concedida a Daniela Arrais do Jornal Folha de São Paulo.

MARINHO, Simão Pedro P. et al. "In times of media convergence, incorporating web 2.0 in the curriculum is the new challenge to the schools". [online]. Journal of Social Informatics, ano 5, n.9, jun. 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: 17/02/2010.

MARINHO, Simão Pedro P. et al. "Oportunidades e possibilidades para a inserção de interfaces da Web 2.0 no currículo da escola em tempos de convergência de mídia". [online]. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, jun. 2009. Disponível [link]. Acesso em: 17/02/2010.

MARINHO, Simão Pedro P. et al. A tecno-ausência na formação inicial do professor da Educação Básica na visão de docentes de licenciaturas. In: SCHWARTZ, C. M.; MAGALHÃES; J.;SIMÕES, R. H. D.; ARAÚJO, V. C. (Org.). Desafios da Educação Básica e pesquisa em educação. Vitória: EDUFES. v.1, p.177-199, 2007.

McNELLY, Ben. Using Technology as a Learning Tool, Not Just the Cool New Thing. In: OBLINGER, Diana G; OBLINGER, James L. (Ed.). Educating the Net Generation. Boulder, CO, USA: Educause, 2005. p.4.1-4.10. Cap.4.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. O cotidiano dos múltiplos espaços contemporâneos. Psicologia: Teoria e Pesq., Brasília, v.21, n.3., p. 365-373, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 12/01/2010.

PRETTO, Nelson de Luca. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. In: BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

SALA, X. B.; CHALEZQUER, C.S. "Geração interativa na Ibero-América: Crianças e adolescente diante das telas". Faculdade de Comunicação, Universidade de Navarra, Espanha. 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 12/05/2010.

SOARES, M. "Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura". Educação & Sociedade, 2002, vol.23, n. 81, ISSN 0101-7330.

TAPSCOTT, D. "Geração Digital: a crescente e irreversível ascensão da Geração Net".São Paulo: Makron Books do Brasil,1999.

VALENTE, Carlos & MATTAR, João. "Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo:Novatec,2007.

XAVIER, A.C. S. Letramento Digital e ensino. In: SANTOS, Carmi Ferraz & MENDONÇA, Márcia. "Alfabetização e Letramento: conceitos e relações." Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Disponível em: [link]. Acesso em: 12/05/2009.
Publicado
21/07/2010
VELLOSO, Maria Jacy Maia; MARINHO, Simão Pedro Pinto. O Uso do Computador e da Internet por Estudantes de 11 a 14 anos de uma escola municipal. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1324-1333. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25405.