Projeto de Aprendizagem e as Ferramentas da Web 2.0: Uma Experiência na Sala de Aula
Resumo
O artigo discorre sobre um experimento pedagógico realizado com uma turma de alunos do 5º ano (ensino fundamental) de uma escola pública, voltada ao desenvolvimento de projeto de aprendizagem em ambiente informatizado. Os projetos foram desenvolvidos, utilizando ferramentas da Web 2.0 - site Pbwiki para edição das páginas, Google para desenvolver as pesquisas e o software Cmaptools para criar mapas conceituais. O objetivo principal foi experimentar, na prática, o desenvolvimento de processos de aprendizagem, por meio do trabalho com Projetos de Aprendizagem (PA) associado ao emprego de ferramentas da Web 2.0.
Referências
Aretio, L., (2006). Wiki en contextos educativos. In Editorial del BENED. [link], Agosto.
Barbosa, A.F.; Barbosa, E.F.; Moura, D.G. Inclusão das tecnologias de informação e comunicação na educação através de projetos. Congresso anual de Tecnologia da Informação - CATI, (2004), São Paulo – SP.
Bottentuit, Junior J. B; Coutinho, C. P. (2008). Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0. Revista Científica de educação a Distância. vol. 1- nº2 –Dez/2008.
Cândido, Celso. (1997). Uma ágora virtual Para o planeta. Zero hora, Porto Alegre, 4 jan. Cultura, p.6.
Dutra, I. M,; Fagundes, L.C. ; & Cañas, A.J. (2007). Uma proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância. Disponível em: [link]. Acesso em, Junho/2007.
Fagundes, L., Sato, L. Maçada, D. (1999). Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Cadernos de Informática para a mudança em educação. MEC/Seed/Proinfo.
Isotani, Seiji et al. Os rumos da Web semântica e da web 2,o nos ambientes educacionais. Retirado de: [link]. nov.2008.
Lemos André. (1999) Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 4ª ed., 2008.
Lévy, Pierre.(1999) Cibercultura.Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1ª ed. São Paulo-SP: Editora 34 Ltda..
O'reilly, Tim. What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software, [link]. Acesso em, Junho/2007
PIAGET,J.,R.GARCIA.Hacia uma Lógica de Significaciones, México, Gedisa. Página do CmapTools. Disponível em: [link]. Acesso em: junho/ 2007
Polato A. (2009) Tecnologias + conteúdos= oportunidades de ensino. Revista Nova Escola, São Paulo, ano XXIV.