Projeto de Aprendizagem e as Ferramentas da Web 2.0: Uma Experiência na Sala de Aula

  • Suênia Izabel Lino Molin Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

Abstract


The article discusses a teaching experiment accomplished with a class of students from 5th grade (elementary school), a public school focused on the development of project learning computerized environment. The projects were developed using Web 2.0 tools - site Pbwiki for editing pages, Google to develop the researches and CmapTools software to create concept maps. The main objective was to try practical experience in the development of learning processes by working with Learning Projects (LP) associated to the use of Web 2.0 tools.

References

Almeida, M. E. B.(2005). Prática e formação de professores na integração de mídias pedagógicas e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias. Revista Integração das tecnologias na Educação. Brasília/DF, p. 41.

Aretio, L., (2006). Wiki en contextos educativos. In Editorial del BENED. [link], Agosto.

Barbosa, A.F.; Barbosa, E.F.; Moura, D.G. Inclusão das tecnologias de informação e comunicação na educação através de projetos. Congresso anual de Tecnologia da Informação - CATI, (2004), São Paulo – SP.

Bottentuit, Junior J. B; Coutinho, C. P. (2008). Do e-learning tradicional para o e-learning 2.0. Revista Científica de educação a Distância. vol. 1- nº2 –Dez/2008.

Cândido, Celso. (1997). Uma ágora virtual Para o planeta. Zero hora, Porto Alegre, 4 jan. Cultura, p.6.

Dutra, I. M,; Fagundes, L.C. ; & Cañas, A.J. (2007). Uma proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância. Disponível em: [link]. Acesso em, Junho/2007.

Fagundes, L., Sato, L. Maçada, D. (1999). Aprendizes do futuro: as inovações começaram. Cadernos de Informática para a mudança em educação. MEC/Seed/Proinfo.

Isotani, Seiji et al. Os rumos da Web semântica e da web 2,o nos ambientes educacionais. Retirado de: [link]. nov.2008.

Lemos André. (1999) Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 4ª ed., 2008.

Lévy, Pierre.(1999) Cibercultura.Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1ª ed. São Paulo-SP: Editora 34 Ltda..

O'reilly, Tim. What is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software, [link]. Acesso em, Junho/2007

PIAGET,J.,R.GARCIA.Hacia uma Lógica de Significaciones, México, Gedisa. Página do CmapTools. Disponível em: [link]. Acesso em: junho/ 2007

Polato A. (2009) Tecnologias + conteúdos= oportunidades de ensino. Revista Nova Escola, São Paulo, ano XXIV.
Published
2010-07-21
MOLIN, Suênia Izabel Lino. Projeto de Aprendizagem e as Ferramentas da Web 2.0: Uma Experiência na Sala de Aula. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1344-1353. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25407.