i-Tarefa: incrementando a interatividade em cursos via Web com o Moodle

  • Patricia A. Rodrigues Universidade de São Paulo (USP)
  • Leônidas O. Brandão Universidade de São Paulo (USP)

Resumo


O sistema livre Moodle é atualmente uma das mais importante ferramenta para apoio ao ensino via Web. Entretanto o Moodle ainda não dispõe de recursos integrados que tenha grande interatividade para alunos ou que tenha avaliador imediato. Este artigo descreve o projeto Tarefas Interativas (TI) e seus primeiros resultados, que integram ao Moodle módulos de aprendizagem interativos(i-MA) com capacidade de avaliação automática. Os primeiros experimentos com professores e alunos mostraram que os professores se interessaram pelas facilidades do TI para gerenciar a aprendizagem de seus alunos e também mostrou que os alunos ficaram bastante motivados com as possibilidades de interação e resposta rápida do i-MA utilizado.

Referências

Brandão, L. O., Isotani, S., e Moura, J. G. (2006). Imergindo a Geometria Dinâmica em Sistemas de Educação a Distância: iGeom e SAW. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 14:p. 41–40.

Cole, J. e Foster, H. (2008). Using Moodle. O'Reilly. Disponível em http://download.moodle.org/docs/. Acesso em 10 mar 2010, 2 ed. edition.

Eisenmann, A. L. K. e Brandão, L. O. (2009). iComb: Um sistema para o ensino e aprendizagem de combinatória em ambiente Web. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis, SC.

Guimaraes, L. C., Moraes, T. G., e Mattos, F. R. P. (2005). Cooperative Distance Learning in Mathematics. US-CHINA Education Review, volume 2, n.9:p. 42–45.

Hara, N. e Kling, R. (1999). Student's frustrations with a web-based distance education course. First Monday: Journal on the Internet 4(12).

Hentea, M., Shea, M., e Pennington, L. (2003). A perspective on fulfilling the expectations of distance education. Conference On Information Technology Education, pages 160–167.

Kamiya, R. R. e Brandão, L. O. (2009). iVprog - um sistema para introdução a Programação através de um modelo Visual na Internet. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis, SC.

Moran, J. M. (2009). Modelos e avaliação do ensino superior a distância no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, v.10 - n.2:p. 54–70.

Notare, M. R. e Behar, P. (2009). A Comunicação Matemática On-line por meio do ROODA Exata. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre. Artmed, pages cap.7 – p. 149–203.

Prado, R. (2008). iGraf: Uma proposta de sistema para ensino de função via Web. Master's thesis, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, Brasil.

Rodrigues, P. A. e Brandão, L. O. (2009). Tarefa Interativa: uma proposta flexível de interatividade para o Moodle. Anais do XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Florianópolis, SC.

Schelemmer, E. (2005). Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma proposta para a sociedade em rede de cultura de aprendizagem. In Valentini, C. B e Soares, E. M.S.(2005). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários, pages p. 135–159.
Publicado
21/07/2010
RODRIGUES, Patricia A.; BRANDÃO, Leônidas O.. i-Tarefa: incrementando a interatividade em cursos via Web com o Moodle. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1354-1363. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25408.