Mediação de Debate Educacional via Bate-papo: o Problema da Coordenação dos Assuntos

  • Viviane Azevedo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo


Este artigo apresenta o estudo de caso realizado com o bate-papo do Moodle para a realização de um debate educacional. Foram identificados problemas na coordenação dos assuntos pelo mediador. Para apoiar o mediador num debate, nessa pesquisa é proposto o sistema TabsChat que implementa o mecanismo de abas para a organização dos assuntos da discussão, visando auxiliar os participantes na transição, foco e identificação dos assuntos em debate.

Referências

Fuks, H., Pimentel, M. & Lucena, C.J.P. (2006) R-U-Typing-2-Me? Evolving a chat tool to increase understanding in learning activities. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, Volume 1, Issue 1. ISSN: 1556-1607 (Paper) 1556-1615 (Online). Springer: Mar 2006. pp. 117-142.

Pimentel, M., Fuks, H. & Lucena, C.J.P. (2003) Debati, debati... aprendi? Investigações sobre o papel educacional das ferramentas de bate-papo. WIE 2003 - IX Workshop de Informática na Escola, Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, V5, Campinas-SP, 2 a 8 de agosto de 2003. pp. 167-178.

Pimentel, M. G. E Sampaio, F. F. (2002) "Comunicografia", Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 10, n. 1, Abril, p. 53-59.

Pimentel, M. G., Fuks, H. E Lucena, C. J. P. (2003) "Co-text Loss in Textual Chat Tools", CONTEXT'03: 4th International and Interdisciplinary Conference on Modeling and Using Context, Stanford, Califórnia, EUA, Junho.

Pimentel, M. (2006) CommunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração.In: SBSI 2006 Curitiba, PR. III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Curitiba, PR : SBC.

Pimentel, M. (2002) Hiperdiálogo: ferramenta de bate-papo para diminuir a perda de co-texto. Dissertação de Mestrado, Departamento de Informática, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), março, 2002. Recebeu prêmio de melhor dissertação de mestrado no Concurso de Teses e Dissertações do XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE/SBC, Novembro 2002.

Hilgert, J. (2000) A construção do texto "falado" por escrito na Internet. Fala e escrita em questão. Dino Preti (org). São Paulo: Humanistas/FFLCH/USP.

Nicolaci-Da-Costa, A. M., Leitão, C. F. E Romão-Dias, D. (2001) Gerando conhecimento sobre homens, mulheres e crianças que usam computadores: algumas contribuições da psicologia clínica, IV Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, Florianópolis.

Raposo, A.B. E Fuks, H. (2002) Defining Task Interdependencies and Coordination Mechanisms For Collaborative Systems. In: M. Blay-Fornarino, A.M. Pinna-Dery, K. Schmidt and P. Zaraté (eds) Cooperative Systems Design (Frontiers In Artificial Intelligence and Applications Vol. 74). IOS Press, Amsterdam, Holanda, p. 88-103.

Stahl, G, Zemel, A., Çakir, M. P., & (2009) Understanding and analyzing chat in CSCL as reading's work. Paper presented at the international conference on Computer Support for Collaborative Learning (CSCL 2009), Rhodes, Greece.

Yin, R. K. (2005) Estudo de caso: planejamento e métodos. trad. Daniel Grassi. 3.ed. ISBN: 85-363-0462-6. Porto Alegre: Bookman.

Ugulino, W., Nunes, R. R., Oliveira, C. L., Pimentel, M., Santoro, F.M. (2008) Dos processos de colaboração para as ferramentas: a abordagem de desenvolvimento do projeto CommunicaTEC. Proceedings of XIV Brazilian Symposium on Multimedia and the Web: II Workshop of Business Process Management.

Ugulino, W., Nunes, R. R., Pimentel, M. (2009) Em Busca de Diferentes MODUS de Realizar Dinâmicas Educacionais Colaborativas.WIE 2009 - XV Workshop sobre Informática na Escola. Bento Gonçalves, RS.
Publicado
21/07/2010
Como Citar

Selecione um Formato
AZEVEDO, Viviane; PIMENTEL, Mariano. Mediação de Debate Educacional via Bate-papo: o Problema da Coordenação dos Assuntos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1364-1372. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25409.