Informática para Professores Indígenas: Elaboração de Publicações nas Escolas das Comunidades
Resumo
Este artigo apresenta a experiência de execução do projeto de extensão Informática para Professores Indígenas: Elaboração de Publicações, na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. O projeto visa a habilitação de professores indígenas de Mato Grosso para a sistematização de materiais produzidos no âmbito das atividades desenvolvidas na escola e junto à comunidade e a elaboração de publicações de caráter didático/pedagógico que objetivem a valorização e divulgação cultural. Entre as atividades do projeto está a oferta de um curso para professores indígenas em formação ou que estejam atuando na educação escolar indígena. O curso discute técnicas de sistematização de materiais, digitalização de textos e de imagens, tratamento de imagens, diagramação e montagem de projetos gráficos de obras a serem encaminhadas a instituições que subsidiam publicações.
Referências
MEC, Ministério da Educação (2005). "Guia prático da Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena – CAPEMA". Brasília: MEC/SECAD.
Oliveira, R. (1997). "Informática Educativa". São Paulo: Papirus.
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Smith, C. (2004). "Faça de tudo com o Photoshop CS". Rio de Janeiro: Alta Books.
UNEMAT (2010a). "Faculdade Indígena Intercultural: Cursos", http://indigena.unemat.br/index.php/cursos-graduacao, Março.
UNEMAT (2010b). "Faculdade Indígena Intercultural: Publicações", http://indigena.unemat.br/index.php/publicacoes, Março.