Níveis de letramento e equivalentes textuais culturalmente adaptados na educação continuada e inclusiva

  • Vanessa Maia A. de Magalhães Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Marcos A. Rose Silva Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Junia Coutinho Anacleto Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo


Objetivo desta proposta é gerar hiperdocumentos contextualizados culturalmente na web, adaptados e disponibilizados de acordo com o nível de letramento de segmentos da cadeia leiteira, de forma que o usuário tenha acesso e compreenda as informações e conhecimentos tecnológicos que permitam seu aprimoramento individual. Este trabalho enfoca a promoção de aprendizagem inclusiva e educação continuada, utilizando abordagens de IHC, letramento e processamento baseado em senso comum. A geração de hiperdocumentos destina-se, principalmente, aos usuários que apresentam dificuldades de leitura e acesso a informações. Como resultado, espera-se que esses usuários possam obter a compreensão do conhecimento técnico digital disponibilizado.

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Publicado
21/07/2010
DE MAGALHÃES, Vanessa Maia A.; SILVA, Marcos A. Rose; ANACLETO, Junia Coutinho. Níveis de letramento e equivalentes textuais culturalmente adaptados na educação continuada e inclusiva. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1385-1388. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25413.