Um Ambiente Interativo de Aprendizagem para o ensino de programação na Universidade de Brasília

  • Homero L. Píccolo Universidade de Brasília
  • Marcus O. da Silva Universidade de Brasília
  • Vinícius A. Rodrigues Universidade de Brasília
  • Yuri A. N. Maia Universidade de Brasília

Resumo


Este artigo descreve o Tutorial ICC, desenvolvido no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília para ser utilizado no ensino da disciplina Introdução à Ciência da Computação (ICC), que passa por um processo de transformação para a forma semi-presencial. A disciplina ICC é oferecida a um grande número de estudantes de diversas áreas, e a maior parte do conteúdo consiste na aprendizagem dos mecanismos básicos de programação.

Referências

Brandizzi, A. V. N., Nuñes, (2009) "Taxonomia de Problemas para Aprendizagem de Computação", Monografia de Graduação do Curso de Licenciatura em Ciência da Computação, Universidade de Brasília.

Fink, P. (1991) "The Role of Domain Knowledge in the Design of an Intelligent Tutoring System", In: Burns, H.; Parlett, J.W.; Redfield, C.L. "Intelligent Tutoring Systems - Evolutions in Design", Mahwad, New Jersey, Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Self, J. (1999) "The defining characteristics of intelligent tutoring systems research: ITSs care, precisely". In: International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 10, p. 350-364.
Publicado
21/07/2010
PÍCCOLO, Homero L.; DA SILVA, Marcus O.; RODRIGUES, Vinícius A.; MAIA, Yuri A. N.. Um Ambiente Interativo de Aprendizagem para o ensino de programação na Universidade de Brasília. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1405-1408. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25418.