CyberPoty: Um Chatterbot 3D para Interação com Usuários de um Portal de Educação a Distância
Resumo
Os chatterbots usam técnicas da Inteligência Artificial para aumentar a interação entre o homem e a máquina. O presente artigo descreve a criação do chatterbot CyberPoty, disponível em um Portal de Educação a Distância, dirimindo dúvidas de usuários. Sua interação ocorre por meio de um avatar em 3D, que se movimenta e fala com o usuário.
Referências
Eves, A. M. M.; Barros, F. A. (2005) "iAIML: Um Mecanismo para Tratamento de Intenção em Chatterbots". In: V ENIA - Encontro Nacional de Inteligência Artificial/SBC, 2005, São Leopoldo/RS. Anais do XXV Congresso da SBC/ENIA, v. 1. p. 1032-1042.
Jacob Jr. A. F. L.; Barros, F. A. (2008) "Utilização de Robôs de Conversação como Meio de Aprendizagem para Crianças e Pré-adolescentes". In: WEI- Workshop sobre Educação em Computação (subordinado ao CSBC), Belém - PA. Anais do Congresso da SBC - WEI, 2008.
Leonhardt, M. D.; Neisse, R.; Tarouco, L. M. R.. (2003) "MEARA: Um Chatterbot Temático para Uso em Ambiente Educacional". In: SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 85-92.
Leonhardt, M. D.; Tarouco, L. M. R. (2006) "Doroty: um Chatterbot para Aprendizado Baseado em Problemas Aplicado ao Treinamento de Profissionais de Gerência de Redes". In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Mansilla, Wendy A.; Azzoni A.; Villapureddy R.; Naseem S. (2004) "CyberLounge Affective Agents". Disponível em: [link]. Acesso em: 12/02/2010.
Primo et al. (2008) "Júnior, um Chatterbot para Educação a Distância". Simpósio Internacional de Informática Educativa. RIBIe, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro 2010
Szymanski, J.; Sarnatowicz, T.; Duch, W.. "Semantic Memory for Avatars in Cyberspace". 2005 International Conference on Cyberworlds, Singapore 23-25 Nov. 2005, T.L. Kunii, S.H. Soon and A. Sourin (eds), IEEE Computer Society, pp. 165-171
Teixeira, S.; Menezes, C. S. (2003) "Facilitando o Uso de Ambientes Virtuais através de Agentes de Conversação". XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - 2003, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, p. 483-492.
Jacob Jr. A. F. L.; Barros, F. A. (2008) "Utilização de Robôs de Conversação como Meio de Aprendizagem para Crianças e Pré-adolescentes". In: WEI- Workshop sobre Educação em Computação (subordinado ao CSBC), Belém - PA. Anais do Congresso da SBC - WEI, 2008.
Leonhardt, M. D.; Neisse, R.; Tarouco, L. M. R.. (2003) "MEARA: Um Chatterbot Temático para Uso em Ambiente Educacional". In: SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Rio de Janeiro. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 85-92.
Leonhardt, M. D.; Tarouco, L. M. R. (2006) "Doroty: um Chatterbot para Aprendizado Baseado em Problemas Aplicado ao Treinamento de Profissionais de Gerência de Redes". In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2006, Brasília. XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Mansilla, Wendy A.; Azzoni A.; Villapureddy R.; Naseem S. (2004) "CyberLounge Affective Agents". Disponível em: [link]. Acesso em: 12/02/2010.
Primo et al. (2008) "Júnior, um Chatterbot para Educação a Distância". Simpósio Internacional de Informática Educativa. RIBIe, 2008. Disponível em: [link]. Acesso em: fevereiro 2010
Szymanski, J.; Sarnatowicz, T.; Duch, W.. "Semantic Memory for Avatars in Cyberspace". 2005 International Conference on Cyberworlds, Singapore 23-25 Nov. 2005, T.L. Kunii, S.H. Soon and A. Sourin (eds), IEEE Computer Society, pp. 165-171
Teixeira, S.; Menezes, C. S. (2003) "Facilitando o Uso de Ambientes Virtuais através de Agentes de Conversação". XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - 2003, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, p. 483-492.
Publicado
21/07/2010
Como Citar
ALENCAR, Márcio Aurélio dos Santos; MAGALHÃES NETTO, José Francisco de.
CyberPoty: Um Chatterbot 3D para Interação com Usuários de um Portal de Educação a Distância. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2010
.
p. 1417-1420.
DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25421.