Avaliando a Potencial Contribuição de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal avaliar a potencial contribuição de um objeto de aprendizagem na área de química em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de 9 professores do ensino médio e 13 alunos do 9° semestre do curso de Química da Universidade Federal do Ceará. Os resultados mostram uma possível adaptação dos professores ao uso das tecnologias e suas possibilidades na melhoria no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, nas áreas que requerem um maior poder de abstração para a compreensão dos conceitos.
Referências
Fabião, L. S.; Duarte, M. (2006). Dificuldades de produção e exemploração de analogias: um estudo no tema equilíbrio químico com alunos/futuros professores de ciências. In: Analogias, Leituras e modelos no ensino de ciências: a sala de aula em estudo, Organizado por Nardi, R.; Almeida, M., São Paulo: Editora Escrituras, p.29-44.
Kenski, V. M. (2007). Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.
Paula Jr, L. C.; Silva, B. M. (2009). Análise do Uso de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, Florianópolis, SC.
Sancho, J. M.; Hernandez, F. et al. [Org]. (2006). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre, RS: Artmed.