Avaliando a Potencial Contribuição de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química

  • Leonira Morais da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Maria de Fátima Costa de Souza Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Alisandra Cavalcante Fernandes Pontifícia Universidade Católica (PUC)
  • Shirliane Matos de Souza Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Mauro Cavalcante Pequeno Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal avaliar a potencial contribuição de um objeto de aprendizagem na área de química em sala de aula. A pesquisa contou com a participação de 9 professores do ensino médio e 13 alunos do 9° semestre do curso de Química da Universidade Federal do Ceará. Os resultados mostram uma possível adaptação dos professores ao uso das tecnologias e suas possibilidades na melhoria no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, nas áreas que requerem um maior poder de abstração para a compreensão dos conceitos.

Referências

Abreu, M. F.; Cordeiro, R. A.; Rapkiewicz, C. E.; Canela, M. C. (2006). Utilizando Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio: o Caso dos Óxidos e da Poluição Atmosférica. Workshop de Informática Educativa – WIE, Campo Grande, MS.

Fabião, L. S.; Duarte, M. (2006). Dificuldades de produção e exemploração de analogias: um estudo no tema equilíbrio químico com alunos/futuros professores de ciências. In: Analogias, Leituras e modelos no ensino de ciências: a sala de aula em estudo, Organizado por Nardi, R.; Almeida, M., São Paulo: Editora Escrituras, p.29-44.

Kenski, V. M. (2007). Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Paula Jr, L. C.; Silva, B. M. (2009). Análise do Uso de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, Florianópolis, SC.

Sancho, J. M.; Hernandez, F. et al. [Org]. (2006). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre, RS: Artmed.
Publicado
21/07/2010
SILVA, Leonira Morais da; SOUZA, Maria de Fátima Costa de; FERNANDES, Alisandra Cavalcante; SOUZA, Shirliane Matos de; CASTRO FILHO, José Aires de; PEQUENO, Mauro Cavalcante. Avaliando a Potencial Contribuição de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1421-1424. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25422.