As interações pedagógicas e a perspectiva Vigotskyana na implementação do projeto "Caucaia Interpretando o mundo através das Tecnologias Digitais"

  • Francisca Danielle Guedes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Antonia Zenadja Ângelo de Alencar Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ramona Lossio de Almeida Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


Este artigo relata a experiência de implementação de um projeto envolvendo o letramento digital em uma escola pública estadual localizada no Município de Caucaia – Ceará, "Caucaia Interpretando o mundo através das Tecnologias Digitais", a partir da concepção sociointeracionista de Vigotsky, buscando atender critérios pré-estabelecidos como: a adequação ao ambiente virtual, a escrita no ambiente virtual e o uso de gêneros textuais, tendo o blog como portador social de texto.

Referências

Martins, J. Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. São Paulo: FDE, 1997. p.111-122. (Série Idéias n. 28).

Soares, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 128 p. ISBN 85-86583-16-2.

Vidal, E. M; Maia; J. E. B; Santos, G. L. Informática Educativa: uma abordagem curricular. Fortaleza, Ceará: Edições Demócrito Rocha, 2002. (Educação, Informática e Professores, módulo 2)

Vigotsky, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Publicado
21/07/2010
GUEDES, Francisca Danielle; ALENCAR, Antonia Zenadja Ângelo de; ALMEIDA, Ramona Lossio de. As interações pedagógicas e a perspectiva Vigotskyana na implementação do projeto "Caucaia Interpretando o mundo através das Tecnologias Digitais". In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1429-1432. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25424.