Transdisciplinaridade Através da Robótica: Um Relato de Experiência na Escola Pública do Estado de Mato Grosso

  • Egeslaine de Nez Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Alexandra Mazei da Silva Escola Estadual Prof. Nilo Póvoas – Cuiabá/MT
  • Elisângela Mazei da Silva Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR)

Resumo


A robótica na educação tem como finalidade o aumento do rendimento e da aprendizagem dos alunos, buscando a transdisciplinaridade como forma metodológica para implementar aulas criativas. Este artigo objetiva apresentar e avaliar a atividade desenvolvida pela Escola Estadual Professor Nilo Povoas, utilizando a robótica educacional. A partir de análise, observa-se que a execução deste projeto possibilitou maior aproveitamento nas disciplinas curriculares e melhor relacionamento entre os colegas.

Referências

CAEIRO, C. et all. "Estudo sobre inteligência artificial: história da robótica. Disponível" em: [link]. Acesso em: 13 out. 2009.

LIEBERKNECH, E. A. "Robótica educacional". Disponível em: [link]. Acesso em: 25 out. 2009.

SANTOMAURO, B. "Robótica sem usar o computador". Nova Escola, ed. 217, abr. 2008.

PIAGET, J. "Para onde vai a educação?" Rio de Janeiro: Olympio, Unesco, 1973.
Publicado
21/07/2010
NEZ, Egeslaine de; SILVA, Alexandra Mazei da; SILVA, Elisângela Mazei da. Transdisciplinaridade Através da Robótica: Um Relato de Experiência na Escola Pública do Estado de Mato Grosso. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1433-1436. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25425.