Educação Continuada em Tecnologias de Informação e Comunicação: Expectativas do Professor

  • Rosilene Caetano Lago Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Prefeitura do Município de Araucária Secretaria Municipal de Educação (SMED) – Araucária, PR
  • Glaucia da Silva Brito Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo


O presente artigo resulta de um estudo exploratório realizado durante um seminário de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, tendo como sujeitos professores que atuam em escolas com laboratórios de informática, num município da região metropolitana de Curitiba, com o objetivo de analisar as expectativas destes em relação ao professor-orientador que tem como função articular o processo de formação em tecnologias educacionais dentro da própria escola. A metodologia utilizada consistiu na análise de conteúdo das respostas dadas ao professor-orientador. Fundamenta-se no entendimento do conceito de tecnologia e sua relação com a educação.

Referências

Abbagnano, N. (2007) Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes.

Brito, G. S.; Purificação, I. da. (2008) Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX.

Brito, G.S.; Negri Filho, P. (2009) Produzindo texto com velhas e novas tecnologias. Curitiba: Pró- Infanti.

Gama, R. (1994) História da Técnica no Brasil Colonial. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, In: Vargas, Milton (org.). História da técnica e da tecnologia no Brasil. p. 49-64. São Paulo: Universidade Estadual Paulista.

Houaiss, A.; Villar, M. S. (2004) Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Kenski, V. M. (2007) Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Moran, J. M. (2007) A Educação que Desejamos: Novos Desafios e como Chegar Lá. Campinas, SP: Papirus.

Valente, J. A.; Prado, M. B. B. (2003) A Formação na ação do professor: uma abordagem na e para uma nova prática pedagógica. In Formação de educadores para o uso da Informática na Escola. Campinas: SP, UNICAMP/NIED.
Publicado
21/07/2010
LAGO, Rosilene Caetano; BRITO, Glaucia da Silva. Educação Continuada em Tecnologias de Informação e Comunicação: Expectativas do Professor. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1437-1440. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25426.