Identificação de Características Salientes em Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Classificação Baseada em Aspectos Orientados por Teorias Pedagógicas

  • Thomaz Edson Veloso da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Marcus Vinícius Pinheiro Lopes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


Este artigo descreve uma proposta de identificação e caracterização de teorias pedagógicas presentes em objetos de aprendizagem (OA). Foi desenvolvido um instrumento de avaliação para caracterizar um OA baseado em aspectos de cinco teorias pedagógicas relevantes. Realizou-se uma pesquisa de campo com um grupo de professores em nível experimental com o objetivo de validar o instrumento proposto. Os resultados alcançados apontam a viabilidade do método proposto e seu potencial de descrição e identificação.

Referências

Almeida, M. E. (2000). ProInfo: informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, SEED.

Macêdo, L. N. (2007). Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas. XIII Workshop em informática Educativa. Rio de Janeiro, RJ.

Papert, S. (1994). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, Artes Médicas.

Santanchè, A., Teixeira, C. A. C. (1999). Integrando instrucionismo e construcionismo em aplicações educacionais através do Casa Mágica.
Publicado
21/07/2010
SILVA, Thomaz Edson Veloso da; LOPES, Marcus Vinícius Pinheiro; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. Identificação de Características Salientes em Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Classificação Baseada em Aspectos Orientados por Teorias Pedagógicas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1441-1444. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25427.