Identificação de Características Salientes em Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Classificação Baseada em Aspectos Orientados por Teorias Pedagógicas
Resumo
Este artigo descreve uma proposta de identificação e caracterização de teorias pedagógicas presentes em objetos de aprendizagem (OA). Foi desenvolvido um instrumento de avaliação para caracterizar um OA baseado em aspectos de cinco teorias pedagógicas relevantes. Realizou-se uma pesquisa de campo com um grupo de professores em nível experimental com o objetivo de validar o instrumento proposto. Os resultados alcançados apontam a viabilidade do método proposto e seu potencial de descrição e identificação.
Referências
Macêdo, L. N. (2007). Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas. XIII Workshop em informática Educativa. Rio de Janeiro, RJ.
Papert, S. (1994). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre, Artes Médicas.
Santanchè, A., Teixeira, C. A. C. (1999). Integrando instrucionismo e construcionismo em aplicações educacionais através do Casa Mágica.