Estratégias de Tutoria em um Curso à Distância de Programação para Alunos do Ensino Médio
Resumo
Este artigo relata a experiência de tutoria em um curso à distância de programação, para alunos do Ensino Médio, oferecido pelo Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da Universidade Federal de Campina Grande. O corpo técnico do curso contou com professores do DSC para a elaboração de conteúdos, coordenação do curso por parte de pós-graduandos, e graduandos como tutores. A tutoria enfrentou diversos desafios para facilitar o aprendizado em programação, como assistência em horários não convencionais e o uso de ferramentas não usuais no ensino a distância. Além da habilidade de programar, o curso possibilitou o despertar dos alunos para a área da computação.
Referências
Favero, R. V. M. e Franco, S. R. K. (2006) "Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância", Novas Tecnologias na Educação, Vol. 4 No. 2.
Gonzales, M. (2005), "Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância", São Paulo, Avercamp.
Maxim, B. R.; Elenbogen, B. S. "Attracting k-12 Students to Study Computing", Proceedings of 39th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, October 2009.
Pereira Júnior, J. C., Rapkiewicz, C. E., Delgado, C. A. D. M. e Xexeo, J. A. M. (2005) "Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio", [link], Acesso em Fevereiro de 2010.
Prensky, M. (2001) "Digital Natives, Digital Immigrants". On the Horizon, NCB University Press, Vol. 9 No. 5.
Reis, H. (2003) "Modelos de tutoria no ensino a distância", [link], Acesso em Janeiro de 2010.
Woszczynski, A. B., "CyberTech I: Online Introduction to Computer Science Course for High School Students", Proceedings of SIGCSE'06, March 2006.