Estratégias de Tutoria em um Curso à Distância de Programação para Alunos do Ensino Médio

  • Caio Paes Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Janderson Aguiar Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Mariana Romão Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Andréa Mendonça Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Resumo


Este artigo relata a experiência de tutoria em um curso à distância de programação, para alunos do Ensino Médio, oferecido pelo Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da Universidade Federal de Campina Grande. O corpo técnico do curso contou com professores do DSC para a elaboração de conteúdos, coordenação do curso por parte de pós-graduandos, e graduandos como tutores. A tutoria enfrentou diversos desafios para facilitar o aprendizado em programação, como assistência em horários não convencionais e o uso de ferramentas não usuais no ensino a distância. Além da habilidade de programar, o curso possibilitou o despertar dos alunos para a área da computação.

Referências

Dias, A. C. S., Ferreira, A. C. R. e Oliveira, E. S. G. (2004) "Tutoria em Educação a Distância: Avaliação e Compromisso com a Qualidade", [link], Acesso em Janeiro de 2010.

Favero, R. V. M. e Franco, S. R. K. (2006) "Um estudo sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância", Novas Tecnologias na Educação, Vol. 4 No. 2.

Gonzales, M. (2005), "Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância", São Paulo, Avercamp.

Maxim, B. R.; Elenbogen, B. S. "Attracting k-12 Students to Study Computing", Proceedings of 39th ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, October 2009.

Pereira Júnior, J. C., Rapkiewicz, C. E., Delgado, C. A. D. M. e Xexeo, J. A. M. (2005) "Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio", [link], Acesso em Fevereiro de 2010.

Prensky, M. (2001) "Digital Natives, Digital Immigrants". On the Horizon, NCB University Press, Vol. 9 No. 5.

Reis, H. (2003) "Modelos de tutoria no ensino a distância", [link], Acesso em Janeiro de 2010.

Woszczynski, A. B., "CyberTech I: Online Introduction to Computer Science Course for High School Students", Proceedings of SIGCSE'06, March 2006.
Publicado
21/07/2010
PAES, Caio; AGUIAR, Janderson; ROMÃO, Mariana; MENDONÇA, Andréa. Estratégias de Tutoria em um Curso à Distância de Programação para Alunos do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 16. , 2010, Belo Horizonte/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 1445-1448. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2010.25428.