Scratch: Utilizando Programação por Blocos com Alunos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista

  • Sibere Duarte de Araújo NAPE
  • Ronald Brasil Silva UECE

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do Projeto de Animação Jijoca/Jeri que visa utilizar tecnologias e inserir lógica de programação por blocos ao ambiente de aprendizagem através da plataforma Scratch, estimulando a curiosidade de alunos com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Resultados preliminares demonstraram que as atividades do projeto auxiliaram no desenvolvimento de habilidades cognitivas dos educandos como concentração, atenção, foco, entre outras. A fase atual do projeto consiste na elaboração de animações. Para trabalhos futuros e segunda fase do projeto, pretende-se implementar a construção de jogos pelos educandos e o conceito de Algoritmos.

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Publicado
06/11/2023
ARAÚJO, Sibere Duarte de; SILVA, Ronald Brasil. Scratch: Utilizando Programação por Blocos com Alunos com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 86-95. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.233914.