Uma Oficina de Dobradura de Sacolas Plásticas Aliando o Pensamento Computacional com Atividades Desplugadas no Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma atividade investigativa de matemática realizada em escolas públicas de ensino fundamental. A atividade consiste na realização de dobraduras de sacolas plásticas e visa estimular os estudantes no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como verificar os conhecimentos de Matemática através da metodologia do Pensamento Computacional. Três casos específicos foram escolhidos para compor este trabalho, e mostram as diferentes formas de pensar dos estudantes, contemplando o aprendizado de cada um à sua maneira, confirmando a importância deste tipo de atividade em sala de aula.
Referências
Bona, A. S. (2021) (Des)Pluga: o pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. São Paulo: Pragmatha, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. de 2023.
Fantinati, R. E.; Rosa, S. S. (2021). “Pensamento computacional: Habilidades, estratégias e desafios na educação básica. Informática na educação: teoria & prática”, v. 24, n. 1 Jan/Abr, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 de jun. de 2023.
Genova, C. (2008) “Origami, contos e encantos”. São Paulo: Escrituras Editora, 2008. Acesso em: 10 de jun. de 2023.
Kaminski, M. R., Klüber, T. E., Boscarioli, C. (2021) “Pensamento computacional na educação básica: Reflexões a partir do histórico da informática na educação brasileira”. Em: Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 29, p. 604-633, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 de jun. de 2023.
Kishimoto, S. T., Marco, A., Soares, D. B., Pontin, A. L. (2014) “Educação Física Escolar e a Técnica de Origami na Educação Infantil”. Em: Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 359-376. Disponível em: <https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.23868>. Acesso em: 10 de jun. de 2023.
Kologeski, A. L., Batista, V. S., Bobsin, R. S., Espíndola, R. W. P., Bernardo, N. B., Martins, J. S., Bona, A. S. (2019) “Tecnologia na Educação: O Pensamento Computacional e a Computação Desplugada como forma de Inclusão Digital” Em: Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2019). pág 288-297. Disponível em: <10.5753/cbie.wcbie.2019.288>. Acesso em: 23 de jun. de 2023.
Oliveira, W., Cambraia, A. C., Hinterholz, L. T. (2021) “Pensamento computacional por meio da computação desplugada: Desafios e possibilidades.” In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2021. p. 468-477. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/wei.2021.15938>. Acesso em 9 de jun. de 2023.
Palfrey, J. e Gasser, U. (2011) “Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais.” Porto Alegre: Artmed, 2011. Acesso em: 9 de jun. de 2023.
Pereira, V. J. e Henno, J. H. (2017) “O Pensamento Algorítmico Associado ao Origami no Contexto de um Laboratório de Fabricação Digital”. SIGraDi 2017, XXI Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital 22 a 24 de novembro de 2017 – Concepción, Chile. Disponível em: [link]. Acesso em: 9 de jun. de 2023.
Rodrigues, S. S. (2017) “Computação desplugada no ensino fundamental I: uma experiência metodológica numa escola pública na Paraíba”.Trabalho de Conclusão de Curso. João Pessoa, 2017. 45p. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. de 2023.
Silva, G. P. S., Lucena, C. S., Souza, E. C., Cavalcante, M. S. (2021) “ A utilização do origami como ferramenta auxiliar no ensino de geometria plana.” Em: VII CONEDU Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 de jun. de 2023.
Vitorasso, M. E. Conhecimentos prévios: concepções de dois professores de uma escola particular da cidade de São Paulo. 2010. 48 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2010. Disponível em: [link] NBO06042015>. Acesso em: 5 de jul. de 2023.