Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional

  • Aline Silva De Bona IFRS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

Resumo


O artigo apresenta a análise de uma prática docente ancorada em situações contextualizadas que permitam aos estudantes modelar suas resoluções. Ao modelar suas resoluções são evidenciados processos criativos e aproximando-se da lógica algorítmica. A prática foi desenvolvida em escolas públicas de Ensino Médio do litoral do RS em 2023 com 185 estudantes sob uma metodologia investigativa mediada pelos pilares do pensamento computacional. Dos resultados destaca-se que a apropriação das diferentes tecnologias utilizadas pelos estudantes potencializa seu processo de aprender a aprender. Destaca-se também o papel do docente como aprendiz no processo de criar e resolver suas próprias atividades para mobilizar novas aprendizagens em matemática.

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Publicado
06/11/2023
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BONA, Aline Silva De; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 213-224. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234379.