Modelagem de Matemática em Situações Criativas e o Algoritmo mediado pelo Pensamento Computacional
Resumo
O artigo apresenta a análise de uma prática docente ancorada em situações contextualizadas que permitam aos estudantes modelar suas resoluções. Ao modelar suas resoluções são evidenciados processos criativos e aproximando-se da lógica algorítmica. A prática foi desenvolvida em escolas públicas de Ensino Médio do litoral do RS em 2023 com 185 estudantes sob uma metodologia investigativa mediada pelos pilares do pensamento computacional. Dos resultados destaca-se que a apropriação das diferentes tecnologias utilizadas pelos estudantes potencializa seu processo de aprender a aprender. Destaca-se também o papel do docente como aprendiz no processo de criar e resolver suas próprias atividades para mobilizar novas aprendizagens em matemática.
Referências
Barcelos, T. S.; Silveira, I. F. (2012). Pensamento Computacional e Educação Matemática: relações para o ensino de Computação na educação básica. XX Workshop sobre Educação em Computação. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Curitiba: SBC.
Barbosa, J. C. (2004) Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n. 4, p. 73-80.
Bassanezi, R. C. (2002). Ensino - Aprendizagem com Modelagem Matemática. Contexto.
Bicudo, M. A. V. (2013). Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Qualitativa Segundo a Abordagem Fenomenológica. In M. C. Borba & J. L. Araújo (orgs.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática (pp. 111 - 124). Autêntica.
Bobsin, R. S. et al. (2020). O Pensamento Computacional presente na Resolução de Problemas Investigativos de Matemática na Escola Básica. XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Fortaleza/CE.
Bona, A. S. D. (2021). (org). (Des)pluga: O Pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. v.1. São Paulo: Pragmatha. Disponível em: [link]. Acesso em: 1 jun.2023.
Bona, A. S. D. (2022). (org). (Des)pluga: O Pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora. v. 3. São Paulo: Pragmatha.
Bona, A. S. D.; Oliveira, D. A. (orgs). (2021). Concepções da Educação Matemática: um olhar reflexivo em formação no contexto do Ensino Remoto. São Paulo: EF.
Carvalho, F. J. R.; Kluber, T. E. (2020) Modelagem matemática e programação de computadores: uma possibilidade para a construção de conhecimento na educação básica. In: Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 23, n. 1, p.297-323. Disponível em: [link]. Acesso: 20 mai 2023.
Ferreira, J.C.P. (2021). Modelagem Matemática e Algoritmo de Programação Associados à Simulação Matemática do Volume de um tanque. In: Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 18, 2021, pp.1-17– e021021. Disponível: [link]. Acesso: 30 mai. 23
Gontijo, C. H., (2015). Técnicas de criatividade para estimular o pensamento matemático. Educação e Matemática, Lisboa, v. 135, p. 16-20, nov/dez.
Kologeski, A. et all (2019). Tecnologia na Educação: O Pensamento Computacional e a Computação Desplugada como Forma de Inclusão Digital. In: V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg/ 36 CBIE 2019), 2019, Brasília/DF.
Kologeski, A. L.;Bona, A.S.D. (2023) Relato de Experiência para Atividades Desplugadas e Investigativas com alunos do 4° ao Ensino Fundamental. Revista FundAção, [s.l.~, v.1, p. 108-122. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 mai.2023.
Malheiros, A. P. S. (2004). A Produção Matemática dos Alunos em um Ambiente de Modelagem. Mestrado. Universidade Estadual Paulista.
Magalhães, M.B; Bona, A. S. D.; Borges, K. S. (2021) A lógica dos Algoritmos de Ordenação na Educação Básica através de Atividades Desplugadas de Matemática. In: ReTER, Santa Maria, v.2, n.3, Melhores Artigos Senid 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 mai.2023.
Nunes, N. B. et. all. (2021). (Des)Pluga: O pensamento computacional aplicado em atividades inovadoras. Revista Contexto e Educação, [s.l], v.36, n114, p.72-88. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 mai,2023.
Piaget, J. (1973). Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio.
Ponte, J. P.; Brocardo, J. Oliveira, H. (2006). Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Rodrigues, D. Tipos de simulação. E aí, convergiu. [s.l.], 04 set. 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 mai. 2023.