Tarefas exploratórias promotoras do Raciocínio Matemático: uma experiência com o uso de Ferramentas Tecnológicas na formação inicial de professores

  • Márcio André Martins UNICENTRO
  • Melissa Meier IFC

Resumo


Através das orientações curriculares atuais, são recomendadas experiências de ensino visando à promoção do Raciocínio Matemático (RM). Neste estudo, foca-se na formação de futuros professores com vistas ao desenvolvimento do RM dos estudantes, mediado por Ferramentas Tecnológicas (FT). Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e interpretativo para investigar o planejamento de aulas centradas em tarefas exploratórias promotoras do RM, por futuros professores, com o uso de FT. A coleta de informações foi feita por meio de questionário, observação participante e produção escrita. A análise foi baseada nos princípios para elaboração de tarefas promotoras do RM. Os resultados apontam que os participantes desenvolveram novos conhecimentos em relação à temática abordada.

Referências

Barrera-Mora, F. & Reyes-Rodríguez, A. (2013). Cognitive processes developed by students when solving mathematical problems within technological environments. The Mathematics Enthusiast, 10(1), 109-136.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília.

Carlson, M. & Bloom, I. (2005). The cyclic nature of problem solving: An emergent problem-solving framework. Educational Studies in Mathematics, 58(1), 45-75.

Erickson, F. (2012). Qualitative research methods for science education. In: Fraser, B.; Tobin, K.; Mcrobbie, C. (ed.). Second international handbook of science education. Dordrecht: Springer, p. 145-1469.

Hoyles, C., Noss, R., Kent, P. & Bakker, A. (2010). Improving mathematics at work: The need for techno-mathematical literacies. Routledge.

Jacinto, H. & Carreira, S. (2017). Mathematical problem solving with technology: The techno-mathematical fluency of a student-with-GeoGebra. International Journal of Science and Mathematics Education, 15(6), 1115-1136.

Jacinto, H. & Carreira, S. (2021). Digital tools and paper-and-pencil in solving-and-expressing: how technology expands a student´s conceptual model of a covariation problem. Journal on Mathematics Education, 12(1), 113-132.

Kang, J., Hu, J., Karra, R., Dickson, A.L., Tornini, V.A., Nachtrab, G., Gemberling, M., Goldman, J.A., Black, B.L. & Poss, K.D. (2016) Modulation of tissue repair by regeneration enhancer elements. Nature. 532(7598):201-6.

Koyuncu, I., Akyuz, A. & Cakiroglu, E. (2015). Investigating plane geometry problem-solving strategies of prospective mathematics teachers in technology and paper-and-pencil environments. International Journal of Science and Mathematics Education, 13, 837-862.

Kuzle, A. (2017). Delving into the nature of problem solving processes in a dynamic geometry environment: Different technological effects on cognitive processing. Technology, Knowledge and Learning, 22(1), 37-64.

Leone, R., Prado, R., Gomes, R., Campos, A. & Brozeguini, J. (2022). Contribuições e desafios do uso de tecnologias e metodologias ativas na prática docente: uma proposta pedagógica utilizando o modelo TPACK. In Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola, (pp. 156-167). Porto Alegre: SBC.

Lesh, R. (2000). Beyond constructivism: Identifying mathematical abilities that are most needed for success beyond school in an age of information. Mathematics Education Research Journal, 12(3), 177-195.

Martin, A. & Grudziecki, J. (2006). DigEuLit: Concepts and tools for digital literacy development. Innovation in Teaching and Learning in Information and Computer Sciences, 5(4), 249-267.

Noss, R., Healy, L. & Hoyles, C. (1997). The construction of mathematical meanings: Connecting the visual with the symbolic. Educational studies in mathematics, 33, 203-233.

Pimentel, T. & Vale, I. (2012). Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática. Quadrante, v. 21, n. 2, p. 29-50.

Pólya, G. (1975). A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência.

Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In: GTI (ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, v. 13, n. 2, p. 11-34.

Ponte, J. P. (2022). Projeto Reason: Raciocínio Matemático e Formação de professores. Princípios para elaboração de tarefas para promover o raciocínio matemático nos alunos. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Ponte, J. P., Branco, N. & Matos, A. (2008). O simbolismo e o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Educação e Matemática, v. 100, p. 89-96.

Ponte, J. P., Quaresma, M. & Mata-Pereira, J. M. (2020). Como desenvolver o raciocínio matemático na sala de aula? Educação e Matemática, v. 156, p. 7-11.

Santos-Trigo, M. (2019). Mathematical problem solving and the use of digital technologies. In P. Liljedahl, & M. Santos-Trigo (Eds.), Mathematical problem solving (pp. 63-89). Springer.

Santos-Trigo, M. & Reyes-Martínez, I. (2019). High school prospective teachers’ problem-solving reasoning that involves the coordinated use of digital technologies. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 50(2), 182-201.

Schoenfeld, A. (1985). Mathematical problem solving. Academic Press.

Yao, X. & Manouchehri, A. (2019). Middle school students’ generalizations about properties of geometric transformations in a dynamic geometry environment. The Journal of Mathematical Behavior, 55, 1-19.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MARTINS, Márcio André; MEIER, Melissa. Tarefas exploratórias promotoras do Raciocínio Matemático: uma experiência com o uso de Ferramentas Tecnológicas na formação inicial de professores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 279-287. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234422.