O uso do GeoGebra para construir um círculo trigonométrico
Resumo
Este trabalho relata uma experiência de uma oficina de matemática realizada em uma escola de Ensino Médio na rede pública, como parte de um projeto de extensão. O objetivo do projeto era aplicar as tendências de ensino em matemática discutidas nas aulas de Laboratório de Ensino de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Osório. A oficina utilizou a tecnologia como uma ferramenta educacional, especificamente o software GeoGebra, que combina recursos de geometria, álgebra e cálculo em um ambiente interativo e assim trabalhamos em uma construção de um círculo trigonométrico no GeoGebra.
Referências
BORRI, L. B. O uso do software geogebra como recurso didático no ensino de funções trigonométricas. Instituto federal de educação, ciência e tecnologia de São Paulo, 2022.
DE MELO, E. V.; FIREMAN, E. C. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software Geogebra aliado à Modelagem Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 12–30, 2016. DOI: 10.26843/rencima.v7i5.1182. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 jun. 2023.
Geogebra. Geogebra: Matemática online gratuita. Disponível em: [link]. Acesso em: Junho, 2023.
LOPES, Maria Maroni. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 631-644, 2013.
NEIDE, I. G.; QUARTIERI, M. T. Recursos Tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática e da física. In: DULLIUS, Maria Madalena; QUARTIERI, Marli Teresinha (Org.). Aproximando a Matemática e a Física por meio de recursos tecnológicos: Ensino Médio. Lajeado: Ed. Da Univates, 2016. p. 9-14. Disponível em: [link]. Acesso: 20 de junho 2023.
RODRIGUES, Valtemir Freire. Uso do software geogebra no ensino da trigonometria do ensino médio. 2017.