Uma Proposta de Transição de Estudantes do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II Mediada por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

  • Fernanda Couto S. Araujo Colégio Pedro II / UFRJ
  • Elizabeth Domiciano Paes Colégio Pedro II
  • Gabryele de A. B. Prado UFRJ
  • Daniele C. N. Sucena de Almeida UFRJ

Resumo


Este trabalho descreve as etapas de um projeto intitulado “Pedrinho Pergunta, Pedrão Responde”, onde são tratadas algumas questões sobre a transição dos estudantes do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. São realizadas conversas sobre o tema, a construção de murais online com perguntas e respostas e um vídeo e produzido com as dúvidas que surgiram. Os alunos são os protagonistas e autores em cada etapa do projeto. Foram apresentadas as perguntas e observada a colaboração entre alunos e professores, além disso, a análise de sentimento mostra a participação de todos.

Referências

Andrade, M. (2011). Investigação sobre a transição dos alunos do ensino fundamental I para o ensino fundamental II. Trabalho de conclusão de Curso, 34.

Fuchs, B. (2014). The writing is on the wall: using padlet for whole-class engagement. Loex Quarterly, 40(4):4.

Gimenez, P. J. and Siqueira, S. (2022a). Como a interface de comunidades de perguntas e respostas impacta na aprendizagem?. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 648-659, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Gimenez, P. J. and Siqueira, S. (2022b). Uso de comunidades de perguntas e respostas para explorar conceitos na aprendizagem de computação. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 162–174. Porto Alegre, RS, Brasil. SBC

Gimenez, P. J. d. A. and Siqueira, S. W. M. (2021). How much do i stand out in communities q&a? na analysis of user interactions based on graph embedding.. In XVII Brazilian Symposim on Information Systems, pages 1-8.

II, C. P. (2019). Política de integração entre os segmentos de ensino. URL http://cp2.g12.br/atosadministrativos/9791 – pol

Jukes, I., McCain, T., and Watanabe-Crockett, L. (2010). Understanding the Digital Generation: Teaching and Learning in the New Digital Landscape. V.19.

Mello, C. d. M., Neto, J. R. M. d. A., and Petrillo, R. P. (2022). Metodologias Ativas. 2ª Edicao.

Mendonca, L. d. P. W. (2018). A transição dos alunos do quinto para o sexto ano do ensino fundamental II no colégio dos jesuítas: desafios e possibilidades.

Padlet (2013). The official padlet blog. url https://padlet.com/blog.

Palloff, R. M., Pratt, K., Figueira, V., and Ramal, A. C. (2002). Construindo comunidade de aprendizagem no ciberespac¸o: estrategias eficientes para salas de aula on-line. Artmed.

Shuker, M.-A. and Burton, R. (2021). Educational technology review: Bringing people and ideas together with ‘padlet’. Journal of Applied Learning and Teaching, 4(2):121–124.

Vásquez-Bravo, D.-M., Sánchez-Segura, M.-I., Medina-Domínguez, F., and Amescua, A. (2014). Knowledge management acquisition improvement by using software engineering elicitation techniques. Computers in Human Behavior, 30:721–730.
Publicado
06/11/2023
ARAUJO, Fernanda Couto S.; PAES, Elizabeth Domiciano; PRADO, Gabryele de A. B.; ALMEIDA, Daniele C. N. Sucena de. Uma Proposta de Transição de Estudantes do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II Mediada por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 364-374. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234509.