Lateralidade e Pensamento Computacional: caminhos para uma aprendizagem significativa usando o Scratch

  • David Machado Colégio Farroupilha
  • Vera Regina da Silva dos Santos Colégio Farroupilha

Resumo


O Pensamento Computacional é uma abordagem que permite explorar os fundamentos basilares da Computação, bem como sistematizar uma solução para um determinado problema. Deste modo, este artigo apresenta uma sequência didática aplicada em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Tecnologia e Computação, em uma escola privada do RS. O objetivo foi explorar conceitos de lateralidade por meio de estratégias de programação usando Scratch, os quais foram abordados nas aulas de Matemática que ocorreram paralelamente. Os resultados mostram que os conceitos de lateralidade podem ser explorados de maneira efetiva por meio dos pilares do Pensamento Computacional.

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Publicado
06/11/2023
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MACHADO, David; SANTOS, Vera Regina da Silva dos. Lateralidade e Pensamento Computacional: caminhos para uma aprendizagem significativa usando o Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 419-428. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234666.