Desafios Virtuais, Habilidades Reais: O Potencial do Minecraft Education na Aprendizagem Profissional

  • Flavia Tatiane da Silva Sordi SENAC MS
  • Serrame Borges Alia SENAC MS

Resumo


Este estudo avalia o impacto do Minecraft Education em cursos de Aprendizagem Profissional, analisando o envolvimento dos alunos em atitudes colaborativas, a eficácia da avaliação por competências e explorando o Minecraft como espaço de discussão e ação para o protagonismo do estudante. Foram selecionados três cursos: Supermercados, Serviços Administrativos e Vendas. O Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) foi utilizado para entender a percepção de utilidade e facilidade de uso do Minecraft Education pelos alunos. Os resultados sugerem que o Minecraft Education é uma ferramenta útil e eficaz para o ensino, promovendo engajamento e estimulando a criatividade dos alunos.

Referências

de Rezende, A. A., Carrasco, E., and Silva-Salse, À. (2022). Aprendizagem baseada em jogos e gameficação como instrumentos para o desenvolvimento do pensamento crítico na matemática: Uma revisão teórica. Revista de Estudos em Educação e Diversidade-REED, 3(8):1–18.

de Sena, S., Schmiegelow, S. S., do Prado, G. M., de Sousa, R. P. L., and Fialho, F. A. P. (2016). Aprendizagem baseada em jogos digitais: a contribuição dos jogos epistêmicos na geração de novos conhecimentos. RENOTE, 14(1).

de Souza, L. C. P. and Caniello, A. (2015). O potencial significativo de games da educação: análise do minecraft. Comunicação & Educação, 20(2):37–46.

Feitosa, G. d. S. et al. (2022). Aprendizagem baseada em jogos: as leis de newton no minecraft education.

GIACOMINI, M. D. S., Wigner, M. L., Riva, V. S., and Locatelli, E. L. (2022). Minecraft e organização espacial a partir da imigração no brasil. Anais do CIET: CIESUD: 2022.

Junior, J. B. B. (2019). Sala de aula invertida: recomendações e tecnologias digitais para sua implementação na educação. RENOTE, 17(2):11–21.

Moran, J. M. (2007). A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora.

Pereira, D. S. N. et al. (2022). Jogos digitais na educação escolar: Uma análise do jogo minecraft.

Queiroz, A. d. F. A., Fassarella, L. S., and Cardoso, V. C. (2021). Jogos digitais educativos: fundamentos teóricos e análise de dois casos. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(1):116–138.

Silveira, S. R., Rangel, A. C. S., and de Lima Ciríaco, E. (2012). Utilização de jogos digitais para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 1(1).

TORQUATO, R. A. and TORQUATO, N. M. M. (2017). Maquetes virtuais: o uso pedagógico do minecraft na disciplina de história nos anos finais do ensino fundamental. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 6(1).

Trindade, G. M., Fernandes, F. P., de Oliveira Barbosa, L. S., and de Souza, D. R. (2020). O uso do jogo digital minecraft para estimular o pensamento computacional e a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental i: Um relato de experiência. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 219–228. SBC.
Publicado
06/11/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SORDI, Flavia Tatiane da Silva; ALIA, Serrame Borges. Desafios Virtuais, Habilidades Reais: O Potencial do Minecraft Education na Aprendizagem Profissional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 451-461. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234788.