Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem por Professores em Formação: um relato de experiência

  • Andréa Pereira IFFAR
  • Francisco Xavier da Silva IFMS
  • Rafaela de Araujo Sampaio Lima IFAM
  • Crediné Silva de Menezes UFRGS

Resumo


Este artigo descreve as experiências de aprendizagem de um grupo de doutorandos, apoiadas pela Arquitetura Pedagógica Projeto de Aprendizagem. Segundo a análise das produções realizada pelos participantes, constatou-se que essas experiências contribuem para a aprendizagem, incentivando o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico, a interação, a cooperação e o desenvolvimento de competências necessárias na formação de um pesquisador. Os resultados obtidos apontam para a efetividade dessa abordagem em processos educacionais promovendo uma compreensão mais profunda e contextualizada dos conceitos estudados, contribuindo para o crescimento pessoal e acadêmico dos participantes.

Referências

Bender, W. N. (2015). “Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI”. Penso Editora. Cardoso, E. P. (2007). “Projetos de Aprendizagem mediados por ambientes virtuais no ensino de engenharia elétrica”. 175 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Tecnológico.

Carvalho, M. J. S.; Nevado, R. A.; Menezes, C. S. (2005). “Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância: Concepções e Suporte Telemático”. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Juiz de Fora – MG.

__________. (2007). “Arquiteturas pedagógicas para educação a distância. Aprendizagem em rede na educação a distância: estudos e recursos para formação de professores”. Porto Alegre: Ricardo Lenz, v. 1, p. 36-52.

Costa, I. E.; Magdalena B. C. (2008). “Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0”. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Fortaleza-CE.

Fagundes, L. D. C., Sato, L. S., & Laurino, D. P. (1999). “Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a mudança na Educação”, Maio, 1999.

Fagundes, L.D.C.; Aragón, R.; Basso, M.V.D.A.; Bittencourt, J.D.V.; Menezes, CSD; Monteiro, V.C. (2006). “Projetos de aprendizagem: uma experiência mediada por ambientes telemáticos”. Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 14, não. 1 (jan./abr. 2006), p. 29-39.

Menezes, C. S.; Arágon, R.; Ziede, M. K. L. (2013). “Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador”. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f., 2013.

Michels, A., Jacaúna, R., & Menezes, C. (2021). “Uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem como suporte à prática docente em aulas síncronas”. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, (pp. 53-63). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wie.2021.218239

Silva, P. F., Menezes, C. S.; Fagundes, L. (2017). “Avaliação processual no Contexto de Projetos de Aprendizagem”. Informática na Educação: teoria & prática, 20(1 jan/abr).

Piaget, J. Conjunto de sua Obra entre 1929 e 1979. Université de Génève. Presses Universitaires de France.
Publicado
06/11/2023
PEREIRA, Andréa; SILVA, Francisco Xavier da; LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio; MENEZES, Crediné Silva de. Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem por Professores em Formação: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 603-613. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235171.