Aprendizagem de Álgebra mediada por Recurso Educacional Digital: a utilização do RED Chocomática Treinamento com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental

  • Amanda Bazilio Sousa Cavalcante IFCE
  • Danilo do Carmo de Souza UFC
  • Marisa Lima de Vasconcelos UFC
  • Maria do Socorro Oliveira da Silva UFC
  • Juscileide Braga de Castro IFCE / UFC

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar as estratégias empregadas pelos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental na utilização da RED Chocomática Treinamento. O trabalho consiste num recorte de uma pesquisa de intervenção realizada com 19 alunos. Os dados foram encontrados por meio de diário de campo e gravação de entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada de forma qualitativa, por meio da análise de conteúdo. A análise das estratégias identifica três abordagens: o método de tentativa e erro, o comportamento direcionado por instruções e a ausência de interação prévia do aluno com o recurso. É importante salientar que o processo de ensino e aprendizagem é singular, e a adoção de requer uma mediação adequada para que os recursos possam surtir os efeitos desejados.

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Publicado
06/11/2023
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CAVALCANTE, Amanda Bazilio Sousa; SOUZA, Danilo do Carmo de; VASCONCELOS, Marisa Lima de; SILVA, Maria do Socorro Oliveira da; CASTRO, Juscileide Braga de. Aprendizagem de Álgebra mediada por Recurso Educacional Digital: a utilização do RED Chocomática Treinamento com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 727-737. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235317.