Oficinas gamificadas no ensino médio: um relato de experiência do ensino de computação em escola rural

  • Ruan S. Barroso IFB
  • David O. C. Pereira IFB
  • Fernanda B. M. Martins IFB
  • Raimundo C. S. Vasconcelos IFB

Resumo


Este artigo descreve a experiência de duas oficinas realizadas na disciplina de Práticas de Ensino 3 do curso de Licenciatura em Computação, direcionadas a estudantes do Ensino Médio de uma escola rural no Distrito Federal. As oficinas adotaram uma abordagem pedagógica gamificada, combinando atividades offline e online. O objetivo consistiu em introduzir conceitos de computação de forma lúdica e envolvente para esses estudantes. A abordagem gamificada mostrou-se eficaz em engajar os alunos, desenvolver habilidades e promover um aprendizado significativo.

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Publicado
06/11/2023
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BARROSO, Ruan S.; PEREIRA, David O. C.; MARTINS, Fernanda B. M.; VASCONCELOS, Raimundo C. S.. Oficinas gamificadas no ensino médio: um relato de experiência do ensino de computação em escola rural. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 738-749. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235327.