Efeitos do Uso de Gamificação Personalizada e Genérica sobre a Ótica dos Professores em Materiais para Aprendizado do Conteúdo de Programação

  • Aline A. Morais IFPB
  • Lafayette B. Melo IFPB

Resumo


Este estudo visa construir um modelo de gamificação personalizada baseada nos frameworks Hexad e 6D. Para avaliar o modelo, foram coletados dados em disciplinas de programação. A gamificação personalizada é comumente criada sem foco nos usuários ou modelo pré-definido. O modelo proposto foi aplicado em duas turmas e avaliado pelos professores destas. Os resultados mostram que alunos preferem a gamificação personalizada e revelam elementos a serem aprimorados na gamificação genérica na turma do professor C1. Na turma do professor C2, mostraram uma preferência quase igualitária de ambas as gamificações. Os professores se mostraram satisfeitos com a abordagem proposta e a gamificação personalizada.

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Publicado
06/11/2023
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MORAIS, Aline A.; MELO, Lafayette B.. Efeitos do Uso de Gamificação Personalizada e Genérica sobre a Ótica dos Professores em Materiais para Aprendizado do Conteúdo de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 750-762. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235328.