Ensino de programação e desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor
Resumo
O artigo aborda como a construção de aplicativos móveis por meio da programação baseada em blocos no App Inventor proporciona o desenvolvimento do pensamento computacional e contribui com a aprendizagem de programação. Para isso, propomos uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos com exercícios de programação em blocos. A metodologia é qualitativa, assumindo o formato de estudo de caso com grupos de alunos ingressantes de cursos superiores de Licenciatura em Computação. Os resultados apontam uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem de programação e indícios do desenvolvimento do pensamento computacional.
Referências
Delizoicov. D.; Angotti, J.: Pernambuco, M. (2011) Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez.
Gil, A.C. (2016) Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Machado, V. R.; Amorim, T. B.; Barros, P. M. (2021) Interdisciplinaridade no ensino de física e computação na educação básica: relato de experiência de um curso de formação inicial e continuada sob a perspectiva na construção de experimentos. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 1., On-line. Anais [..]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 246-254.
Oliveira, S.; Pereira, M. A; Teixeira, F. A. (2021) MIT App Inventor como Ambiente de Ensino de Algoritmos e Programação. In: Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), 20. Evento Online. Anais [..]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 61-70.
Papert, S. (1980) Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books.
Romero, M ; Lepage, A: Lille, B. (2017) Computational thinking development through creative programming in higher education. Int J Educ Technol High Educ 14, 42. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s41239-017-0080-z
Silva, F. L: Moreira, I A. T. (2021) Análise das dificuldades na aprendizagem de Programação no curso de análise e desenvolvimento de sistemas do IFRN/Pau dos Ferros. In: Encontro Unificado de Computação do Piauí (ENUCOMPI), 14., Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 4148.
Wing, J. (2006) Computational Thinking. Communications of the ACM. New York, v. 49, nº3, p. 33-35.