Desafios e caminhos para a implementação da BNCC Computação no Ensino Médio

  • Graziela Ferreira Guarda UPM
  • Ismar Frango Silveira UPM

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) embora preveja no Ensino Médio, que os estudantes devem utilizar e compreender as tecnologias digitais da informação e comunicação, o ensino da Computação só foi normatizado em novembro de 2022 com a aprovação da Resolução N° 1. A partir deste importante marco, o Distrito Federal, os estados e os municípios devem reorganizar seus currículos de forma a atender o estabelecido na normativa. Nessa perspectiva, muito ainda precisa ser debatido acerca dos caminhos para a implementação. Um dos pontos é que esses novos conteúdos podem ser inseridos nos currículos escolares de forma não linear. Sendo assim, os alunos não necessariamente vivenciaram alguma experiência educacional anterior nessa temática. Esse artigo tem por objetivo identificar as dificuldades que os docentes podem encontrar para entender a normativa BNCC Computação apontando caminhos para facilitar a implementação. Para tal, adotou-se a pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo descritiva. Os resultados mostraram que os desafios são significativos, que a quantidade de pré-requisitos para trabalhar adequadamente os conteúdos é grande e que a normativa não é clara em vários aspectos, dificultando o planejamento docente.

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Publicado
06/11/2023
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GUARDA, Graziela Ferreira; SILVEIRA, Ismar Frango. Desafios e caminhos para a implementação da BNCC Computação no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 798-809. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.232658.