Pensamento Computacional Lúdico nas Etapas Iniciais da Educação Básica: um estudo de caso em Santo Augusto/RS

  • Adão Caron Cambraia IFFAR
  • Uianes Luiz Rockenbach Biondo IFFAR
  • Idiana Müller Schneider IFFAR

Resumo


Como aprender a ler e escrever, o Pensamento Computacional é uma habilidade necessária nos dias atuais (WING, 2006). A questão de pesquisa: Quais as concepções e práticas de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais sobre o pensamento computacional no município de Santo Augusto /RS? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, composta por um estudo bibliográfico seguido de um estudo de caso. Para produção de dados realizou-se entrevistas semi-estruturadas com 4 (quatro) professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, atuantes em cinco escolas. O pensamento computacional lúdico é um movimento realizado em várias escolas no Brasil, mas não alcança todas as escolas do interior do país, necessitando ações que possibilitem essas atividades.

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Publicado
06/11/2023
CAMBRAIA, Adão Caron; BIONDO, Uianes Luiz Rockenbach; SCHNEIDER, Idiana Müller. Pensamento Computacional Lúdico nas Etapas Iniciais da Educação Básica: um estudo de caso em Santo Augusto/RS. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 889-898. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234604.