Explorando Recursos Multimodais na Formação de Professores: Uma Experiência com o Metaverse Studio
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de formação de professores na qual são explorados recursos multimodais, com ênfase no uso do Metaverse. São discutidos os conceitos-chave, os benefícios e os resultados obtidos durante essa experiência, visando contribuir para a reflexão e aprimoramento das práticas de formação docente. Ao explorar os recursos multimodais e o potencial do Metaverse Studio, busca-se promover a criação de experiências imersivas e significativas que impactam positivamente o processo de ensino-aprendizagem, incentivando a integração de recursos multimodais como parte essencial do processo educacional.
Referências
Callum, Kathryn Mac; Parsons, David. (2019) Teacher Perspectives on Mobile Augmented Reality : The Potential of Metaverse for Learning. In: World Conference on Mobile and Contextual Learning. [S. l.: s. n.] p. 21–28.
Digital Literacy. . [s. l.].(2021). Disponível em: [link]. Acesso em: 28 jun. 2021.
Dunleavy, M., & Dede, C. (2014) Augmented Reality Teaching and Learning. In J. M. Spector, M. D. Merrill, J. Elen, & M. J. Bishop (Eds.), Handbook of Research on Educational Communications and Technology, pp. 735-745, 2014.
Springer. Eshet, Y. (2012) Thinking in the digital era: a revised model for digital literacy. Issues in informing Science and Information Technology, vol. 9, p. 267-276. Disponível em [link].
Gualberto, C. L., Santos, Z. B. (2019) Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, 35(2), 1–30.
Kurtz, Fabiana Diniz; Silva, Denilson Rodrigues. (2018) Tecnologias de Informação e Comunicação ( Tics ) como Ferramentas Cognitivas na Formação de Professores. Contexto & Educação, n. 104, p. 5–33. Disponível em: [link].
Kurtz, F. D.; Silva, D. R.; Krajka, J. Rethinking innovation in education from a crosscultural perspective: the role performed by digital information and communication technologies (DICT) in pedagogy change. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 114-131, 2021. Disponível em [link]. Acesso em 20 de fevereiro de 2022
Kurtz, F. D.; Machado, G. J. C.; Johann, M. R. (Orgs.) . Educação, linguagens e tecnologia. 1. ed. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2022. Metaverse.
MetaverseApp. [s. l.], (2019). Disponível em: [link]. Acesso em: 23 jun. 2022.
Mortimer EF; Moro, L; Sá EF (2018). Referenciais Teóricos Utilizados na Pesquisa: Discurso, Semiótica Social e Multimodalidade. In: Multimodalidade no Ensino Superior. Ijuí, RS: Unijuí. p. 344.
Moura, Késsia de Paulo ; Carvalho, Marie Jane Soares; MION, Mirian. O letramento digital na formação de professores: uma revisão sistemática das produções. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2019. p. 606.
Rojo, Roxane. (2017) Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de WEB2. The ESPecialist, v. 38, n. 1, p. 1–20, 22 jul. Disponível em: [link].
Rojo, Roxane; Moura, Eduardo. (2019) Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial.
Silva, D. R.; Kurtz, F. D.; Santos, C. P. Computational thinking and TPACK in science education: a southern-Brazil experience. PARADIGMA, v. XLI, p. 529–549, 3 set. 2020. Disponível em: [link].