Quizzes Gamificados como Recursos Tecnológicos no Ensino-Aprendizagem de Programação

  • Karine Heloise Felix de Sousa IFPB
  • Lafayette B. Melo IFPB

Resumo


Este estudo mostra a aplicação de quizzes gamificados como recurso para aprendizagem de programação. Uma oficina com ferramentas de quizzes gamificados foi feita com professores do ensino superior, que aplicaram o conhecimento adquirido com turmas do primeiro período. Foi feita uma análise qualitativa das interações realizadas, através de questionários antes e depois da oficina. Os professores já utilizavam estratégias pedagógicas com testes nas aulas, mas relataram que o modo gamificado dos testes com ferramentas digitais trouxe outros tipos de discussão com os alunos, novos estímulos para realização dos exercícios e um engajamento bem maior.

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Publicado
06/11/2023
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SOUSA, Karine Heloise Felix de; MELO, Lafayette B.. Quizzes Gamificados como Recursos Tecnológicos no Ensino-Aprendizagem de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1015-1027. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235325.