Iniciativas de Ensino das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Segurança Cibernética na Educação Básica

  • Eduardo H. Teixeira Inatel / IFRJ
  • Ítalo A. de S. Tacca Inatel
  • Patrícia G. da Silva IFRJ
  • Guilherme P. Aquino Inatel
  • Evandro C. Vilas Boas Inatel

Resumo


Este artigo descreve a elaboração de cursos sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e segurança cibernética, desenvolvidos pelo Centro de Segurança Cibernética do Inatel. Com o rápido avanço das TDICs, tornou-se fundamental compreender o funcionamento e os princípios dessas tecnologias para capacitar recursos humanos no desenvolvimento de sistemas mais seguros. Os cursos desenvolvidos e aplicados, abrangem áreas como redes de computadores, telefonia, internet das coisas, gerenciamento de rede e segurança cibernética, fornecendo uma compreensão dos fundamentos e aplicações práticas. O artigo também destaca a importância da proteção de sistemas e dados, além de discutir as contribuições das TDICs no contexto educacional.

Referências

Al-Fuqaha, A., Guizani, M., Mohammadi, M., Aledhari, M., and Ayyash, M. (2015). Internet of things: A survey on enabling technologies, protocols, and applications. IEEE Communications Surveys & Tutorials, 17(4):2347–2376.

Alwayn, V. (2004). Optical network design and implementation. Cisco Press.

Chinedu, P. U., Nwankwo, W., Masajuwa, F. U., and Imoisi, S. (2021). Cybercrime detection and prevention efforts in the last decade: An overview of the possibilities of machine learning models. Review of International Geographical Education Online, 11(7).

Damaševičius, R., Venčkauskas, A., Toldinas, J., and Grigaliūnas, (2021). Ensemble-based classification using neural networks and machine learning models for windows pe malware detection. Electronics, 10(4).

Dolma, A. and Kiraz, M. (2018). Data transmission analysis of dwdm and sdh. In 2018 26th Signal Processing and Communications Applications Conference (SIU), pages 1–4.

Goode, B. (2002). Voice over internet protocol (voip). Proceedings of the IEEE, 90(9):1495–1517.

Lu, Y. and Xu, L. D. (2019). Internet of things (iot) cybersecurity research: A review of current research topics. IEEE Internet of Things Journal, 6(2):2103–2115.

Meneghello, F., Calore, M., Zucchetto, D., Polese, M., and Zanella, A. (2019). Iot: Internet of threats? a survey of practical security vulnerabilities in real iot devices. IEEE Internet of Things Journal, 6(5):8182–8201.

Molenda, M. (2003). In search of the elusive addie model. Performance improvement, 42(5):34–37.

Molenda, M. (2015). In search of the elusive addie model. Performance improvement, 54(2):40–42.

Pedaste, M., Kallas, K., and Baucal, A. (2023). Digital competence test for learning in schools: Development of items and scales. Computers Education, 203:104830.

Xin, Y., Kong, L., Liu, Z., Chen, Y., Li, Y., Zhu, H., Gao, M., Hou, H., and Wang, C. (2018). Machine learning and deep learning methods for cybersecurity. IEEE Access, 6:35365–35381.

Zanetti, H., Borges, M., and Ricarte, I. (2022). A teoria de aprendizagem significativa no ensino de programação: um mapeamento sistemático da literatura. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 01–14, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
06/11/2023
TEIXEIRA, Eduardo H.; TACCA, Ítalo A. de S.; SILVA, Patrícia G. da; AQUINO, Guilherme P.; VILAS BOAS, Evandro C.. Iniciativas de Ensino das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Segurança Cibernética na Educação Básica. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1028-1036. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235337.