Jogos Digitais como Estratégia Pedagógica para a Compreensão dos Conceitos Matemáticos: Um estudo de caso no Ensino Fundamental - Anos Finais

  • Cíntia Lautert UFRGS
  • Cláudia Clarice Klein Pires UNISINOS
  • Muriel Lago UFRGS

Resumo


Neste estudo de caso realizado com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, investigamos a compreensão dos conceitos matemáticos, utilizando a perspectiva piagetiana do fazer e compreender por meio da experimentação de jogos digitais. A partir da aplicação de formulários online e lista de exercícios, foi possível identificar de forma quali-quantitativa que os jogos digitais contribuem de forma significativa na promoção da aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento lógico-matemático.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2023.

BRASIL. Lei 13005 de 25 de julho de 2014. Aprova o PNE – e das outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF,1996. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 jun 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em [link]. Acesso em: 05 jun. 2023.

CASSETTARI, F. T.(2015).Estudo de caso: uso de um quiz game para revisão deconhecimentos em gerenciamento de projetos. 2015.110 p. Trabalho de Conclusão de Curso.Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

FALKEMBACH, G. A. M. (2006). O lúdico e os jogos educacionais.CINTED-Centro Inter-disciplinar de Novas Tecnologias na Educação, UFRGS. Disponível em [link]. Acesso em: 17 jun 2023.

GEE, James Paul. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, v. 27, n. 01, p. 167-178, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em 27 jun 2023.

LAUTERT, Cíntia. O uso das tecnologias digitais em sala de aula: um olhar sobre a tomada de consciência de professores em formação. 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 jun 2023.

LIMA, Rafaela de Araujo Sampaio et al. Uma experiência vivenciada por doutorandos mediada por tecnologias digitais. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 110-121.

LOPES, Antonio José. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre frações, quando tentamos lhes ensinar frações. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 31, p. 1-22, 2008.

MARQUES, Flávio P. et al. Uma avaliação da relação entre o desempenho de jogadores e a atratividade de jogos educacionais. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2022. p. 551-560.

MAYER, Roberto et al. Experiências de um Jogo Educacional Digital para auxiliar no Processo de Ensino-Aprendizagem de Transformações Químicas para o Ensino Médio. In: Anais do XXVIII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2022. p. 59-67. Disponível em: [link]. Acesso em: 15 jun. 2023.

MICHELS, Ana Beatriz; JACAÚNA, Ricardo Daniell Prestes; DE MENEZES, Crediné Silva. Uso da arquitetura pedagógica Projeto de Aprendizagem como suporte à prática docente em aulas síncronas. In: Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2021. p. 53-63.

PETRI, G; WANGENHEIM, C. G.; & BORGATTO, A. F.(2018).Qualidade de jogos digitaise não digitais utilizados para o ensino de engenharia de software no brasil.Regae-Revistade Gestão e Avaliação Educacional.Santa Maria. v. 7, n. 14. Jan./abr. p. 9-29

PETRI, Giani; LOSEKANN, Vinicius. Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para a revisão de conhecimentos em gerência de projetos. In: Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2022. p. 368-377.

PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

PIAGET, J. Fazer e Compreender. São Paulo: Edições Melhoramentos e Editora da Universidade de São Paulo. 1974.

PIAGET, Jean. A tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.

PRIKLADNICKI, R., ROSA, R. & KIELING, E.(2007).Ensino de Gerência de Projetos de Software com o Planager In: XVIII SBIE, São Paulo, Brasil. p. 1120.

ROSSI, Muriel Lago. O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas: análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital. 2019.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote, v. 6, n. 1, 2008.
Publicado
06/11/2023
LAUTERT, Cíntia; PIRES, Cláudia Clarice Klein; LAGO, Muriel. Jogos Digitais como Estratégia Pedagógica para a Compreensão dos Conceitos Matemáticos: Um estudo de caso no Ensino Fundamental - Anos Finais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1262-1272. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235187.