Pensamento Computacional, Construcionismo e Aprendizagem Criativa na alfabetização: um relato de experiência

  • Luciene M. de Lima UNICAMP
  • Telma A. A. Conti UNICAMP
  • Marcos A. F. Borges UNICAMP

Resumo


No ensino público brasileiro, Pensamento Computacional (PC), Construcionismo e Aprendizagem Criativa (AC), não são usualmente vistas como possibilidades conectadas ao desenvolvimento das habilidades do currículo na prática de sala de aula. O presente artigo apresenta um relato de experiência com 24 alunos de uma turma de 4º ano, dos anos iniciais (ensino fundamental), no município de Jaguariúna, interior de São Paulo. Utilizando a ferramenta Scracth, e desenvolvido no período regular de aula, o trabalho apresenta uma discussão sobre os impactos no processo de aprendizado de leitura, escrita e aritmética através do desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional. Os estudantes ampliaram as habilidades de investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade na resolução de problemas propostas no referencial curricular.

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Publicado
06/11/2023
LIMA, Luciene M. de; CONTI, Telma A. A.; BORGES, Marcos A. F.. Pensamento Computacional, Construcionismo e Aprendizagem Criativa na alfabetização: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1305-1311. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.235251.